Fórmula 1: Sauber estabelece base no Reino Unido para atrair talentos para Audi

Nico Hulkenberg vê com otimismo a decisão da Sauber de estabelecer uma base no Reino Unido, acreditando que a medida abrirá portas para atrair talentos de ponta para a equipe, enquanto ela se prepara para a transição para a equipe de fábrica da Audi.

A aquisição da Sauber pela Audi resultará na entrada da marca alemã na Fórmula 1 em 2026, exigindo uma transformação significativa na equipe. Um dos desafios enfrentados pela Sauber em sua localização suíça é a dificuldade em atrair os melhores profissionais do ‘Motorsport Valley’ do Reino Unido, um polo de talentos reconhecido na F1.

O alto custo de vida na Suíça levou a Sauber a receber mais flexibilidade no teto de gastos para tornar a contratação de pessoal mais competitiva. Para superar essa barreira, a Sauber anunciou em fevereiro planos para abrir um centro técnico no Reino Unido, visando atrair profissionais da região.

A Sauber está avaliando locais em Bicester, Silverstone e Milton Keynes, com a intenção de iniciar os trabalhos em sua base britânica ainda este ano. A medida a colocará no coração do núcleo britânico da F1, próxima a maioria das equipes concorrentes. Com essa mudança, apenas a Ferrari permanecerá como uma equipe sem alguma forma de base no Reino Unido.

Hulkenberg, novo piloto da equipe, considera a mudança um passo positivo. “Acho que é útil, constrói uma ponte e abre portas para pessoas que não querem se mudar com a família”, disse o alemão. “Você tem toda essa situação de mudança de vida, de onde eles moram, então definitivamente acho que é uma coisa positiva e oferecerá boas oportunidades no futuro.”

A base no Reino Unido é um dos principais passos que a Sauber implementou desde a chegada de Mattia Binotto como COO e CTO, para liderar a era da Audi na F1. Binotto destacou a importância de criar uma rede colaborativa entre Hinwil e o Reino Unido, impulsionando a inovação e o desempenho.

Dessa forma, a Sauber segue o modelo de outras equipes, como a Haas e a Racing Bulls, que operam em várias localidades. Binotto reconhece a magnitude da tarefa de transformar a Sauber em uma equipe vencedora, destacando a necessidade de paciência e evolução contínua. “É uma transformação completa do negócio, de uma equipe não vencedora para uma vencedora, trabalhando em ferramentas, metodologias, processos, equipes, habilidades, instalações, cultura e comportamentos”, disse Binotto.

“Há muito pela frente, mas tudo está planejado e no caminho certo. Sim, esperamos ter um desempenho melhor em 2025, e haverá grandes expectativas para 2026, mas devemos ser pacientes porque é uma longa jornada. A equipe está entusiasmada com este desafio ambicioso, e será alcançado passo a passo, através da evolução contínua”, completou Binotto.