A Sauber encerrou mais um final de semana complicado na temporada 2025 da Fórmula 1, com um 13º lugar de Nico Hulkenberg e um desempenho discreto de Gabriel Bortoleto, que enfrentou dificuldades para avançar no pelotão mesmo com diferentes estratégias de pneus, e terminou apenas em P19.
“Hoje foi uma longa tarde no pit wall”, afirmou Jonathan Wheatley, chefe da equipe. “Testamos diferentes estratégias e compostos d epneus, mas nenhum deles proporcionou a Gabriel a vantagem de ritmo necessária para ganhar posições no tráfego. Nico, por outro lado, fez uma corrida bastante consistente, apesar de um toque e, com algumas punições aos carros à frente, conseguiu terminar em 13º.”
Hulkenberg, que completou a prova em P13 com a volta mais rápida registrada em seu 30º giro (1:37.338), detalhou os desafios enfrentados desde os primeiros metros.
“O fim de semana foi difícil no geral, e hoje não foi diferente. A largada não foi boa, eu estava por dentro na curva 1, mas fui empurrado para fora na curva 2 e perdi todo o embalo até a curva 4. Já estava em último quando chegamos lá, o que obviamente não ajudou, ainda mais começando com pneus macios”, afirmou.
A Sauber apostou em uma abordagem agressiva, com Hulkenberg parando cedo e completando dois stints longos com pneus médios. O piloto reconheceu que o traçado destacou fragilidades do carro em ritmo de corrida.
“Essa pista realmente expôs algumas das nossas fraquezas. Há lições importantes a tirar. Em volta rápida, acho que temos um bom desempenho quando tudo se encaixa, mas precisamos melhorar nosso ritmo em longos trechos”, concluiu o alemão.
Wheatley reforçou que o foco agora é entender os fatores que comprometeram o fim de semana e buscar caminhos para extrair mais do pacote. “É hora de reagrupar, analisar tudo com calma e identificar onde ainda há desempenho a ser desbloqueado”, completou.
Para piorar a situação da equipe, Hulkenberg corre um sério risco de ser desclassificado. A FIA está analisando um possível desgaste maior do que o permitido pelo regulamento, na prancha do assoalho do carro do alemão, que caso se confirme, deve resultar na desclassificação de Hulkenberg da corrida no Bahrein.
O F1MANIA.NET acompanha o GP do Bahrein ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.