Nico Hülkenberg surpreendeu ao conquistar o quinto lugar no GP da Espanha, superando Lewis Hamilton nos momentos finais da corrida. O piloto da Sauber atribuiu a ultrapassagem decisiva à vantagem de ter pneus macios novos no reinício da prova após o safety car, enquanto o britânico da Ferrari precisou lidar com compostos mais desgastados.
O alemão largou na 15ª posição, beneficiado pela ausência de Lance Stroll, da Aston Martin. Entretanto, ele conseguiu uma boa primeira volta que o colocou no top-10 e assim foi durante toda a prova até o final decisivo contra o heptacampeão mundial. “Novos pneus fizeram toda a diferença”, disse Hülkenberg.
“Foi uma corrida incrível, daquelas em que tudo parece se encaixar. Não acontece sempre, mas hoje deu certo”, afirmou ele em entrevista coletiva. “Ter pneus novos por ter caído no Q1 acabou sendo muito útil. O safety car no final e a opção por macios novos nos ajudaram muito.”
Sobre a ultrapassagem em Hamilton, ele explicou: “Ele estava com pneus usados, e mesmo com um carro forte como a Ferrari, os compostos novos fazem uma diferença enorme. Ele estava escorregando, e eu tinha ‘pneus fresquinhos’ – isso definiu tudo.”
O quinto lugar é o melhor desempenho da Sauber em 2025. A equipe é a última colocada no campeonato de construtores, com 16 pontos somados pelo alemão. O brasileiro Gabriel Bortoleto ainda busca seus primeiros pontos na Fórmula 1.