A Sauber teve desempenhos contrastantes na classificação Sprint para o Grande Prêmio da China de Fórmula 1. Enquanto Gabriel Bortoleto mostrou evolução e aprendizado, terminando a sessão em P14, Nico Hulkenberg não conseguiu replicar o ritmo demonstrado no treino livre e ficou apenas em P19.
Beat Zehnder, diretor de programas e operações da equipe, elogiou o progresso de Bortoleto em um circuito novo para o piloto. “Gabriel fez um bom trabalho na única sessão de treinos, aprendendo uma pista em que nunca havia corrido antes e fazendo melhorias constantes ao longo da sessão, assim como no SQ1. Foi um passo muito bom para ele e um bom desempenho hoje,” afirmou Zehnder.
No entanto, Zehnder também reconheceu as dificuldades de Hulkenberg. “Nico também parecia forte, confirmando seu desempenho promissor nos treinos, e estava a caminho de avançar, mas não conseguimos manter o mesmo desempenho no setor final, quando os pneus ficaram um pouco quentes demais, e os poucos décimos que ele perdeu foram suficientes para não passar. É muito apertado e este resultado mostra como cada detalhe precisa estar presente se você quiser alcançar um bom resultado. Agora vamos nos preparar para a corrida Sprint de amanhã, além de usar o conhecimento que ganhamos hoje para preparar a sessão de classificação para o GP de domingo”, concluiu.
Hulkenberg, que terminou o treino livre na sexta posição, não conseguiu repetir o desempenho na classificação Sprint, terminando apenas em 19º. “Infelizmente, foi uma classificação Sprint curta para mim. Acho que a primeira volta parecia promissora, mas na segunda tentativa, muitos pilotos conseguiram melhorar seus tempos de volta, enquanto eu não. Precisamos analisar os dados para entender o que aconteceu e como podemos obter mais ganhos. Esta manhã, no treino livre, minha volta parecia bastante competitiva, mas por algum motivo, não conseguimos replicar esse desempenho na sessão desta tarde”, finalizou o piloto alemão.