Fórmula 1: Dano no carro impede entrada de Antonelli no Q2 na Austrália

A estreia de Andrea Kimi Antonelli na Fórmula 1 foi marcada por um revés na sessão de classificação para o GP da Austrália. O piloto italiano da Mercedes foi eliminado no Q1 e largará da apenas na 16ª posição, após seu carro sofrer danos significativos na parte de baixo.

Segundo a Mercedes, o W16 de Antonelli estava excessivamente baixo, gerando faíscas visíveis sob o assoalho. A equipe confirmou que o carro sofreu danos no ‘bib’ (parte inferior frontal) durante a segunda volta rápida, o que resultou em perda de desempenho nas duas voltas finais. Antonelli, que estava em 15º lugar, acabou sendo superado pelo estreante Gabriel Bortoleto nos últimos momentos do Q1.

“Vimos danos no ‘bib’ do carro de Kimi durante sua segunda volta. Isso causou uma perda de desempenho em suas duas últimas voltas, infelizmente”, declarou a Mercedes em comunicado à imprensa.

Antonelli explicou que seguiu a mesma linha do TL3, mas encontrou uma grande quantidade de brita na zebra, o que causou o dano. “Eu fiz o mesmo, para ser honesto, fiz a mesma linha do TL3. É que havia uma grande quantidade de brita na zebra, e quando passei por cima, causou bastante dano. Eu estava perdendo bastante nas retas, primeiro de tudo, porque o assoalho estava raspando na pista. E então perdi bastante carga aerodinâmica porque, obviamente, o assoalho não estava alinhado corretamente, já que uma parte estava raspando no asfalto. Definitivamente, as condições eram bastante variáveis”, disse Antonelli.

Mesmo assim, Antonelli se mantém otimista para a corrida, especialmente com a previsão de chuva. “Amanhã vai chover, então muitas coisas podem acontecer e vamos tentar construir algo bom a partir daí com o progresso. Acho que foi muito, muito positivo, então é por isso que esse resultado é bastante decepcionante, porque senti que poderíamos ter ido para uma posição muito melhor, mas é o que é, e vamos tentar seguir em frente e ver o que podemos fazer amanhã”, acrescentou.

Toto Wolff, chefe da Mercedes, expressou apoio a Antonelli, destacando o progresso do jovem piloto e minimizando o impacto do erro na sessão de classificação. “Kimi está progredindo passo a passo, e é muito encorajador de se ver. Ele será claramente um piloto muito, muito bom no futuro, e então você começa com o pé errado e bate. E então, no dia seguinte, você está ansioso para compensar, e outra coisa aparece e pronto, você não fez nenhuma sessão corretamente. E você sabe, como piloto, você quer desaparecer nesse momento, mas ele vai chegar lá. É o primeiro fim de semana, não foi um ótimo começo, mas há mais vinte e três finais de semana de corrida pela frente. Como chefe de equipe, você não tem escolha a não ser colocar o braço em volta dele e dizer que está tudo bem, porque quanto mais pressão você colocar, mais difícil vai ficar para ele”, disse Wolff.

Enquanto Antonelli enfrentava dificuldades, seu companheiro de equipe, George Russell, garantiu um lugar na segunda fila do grid, e irá largar em quarto lugar, ao lado de Max Verstappen, da Red Bull Racing. Lando Norris e Oscar Piastri, da McLaren, formarão a primeira fila.

O F1MANIA.NET acompanha o GP da Austrália ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.

🎥 Vídeos mais recente