Fórmula 1: Colapinto próximo de penalidade no grid após troca de motor

Franco Colapinto está no limite do regulamento de unidades de potência da Fórmula 1, e pode sofrer uma penalidade de dez posições no grid nas próximas etapas, após a Alpine instalar o quarto motor de combustão interna (ICE) permitido pela FIA para a temporada. A troca foi feita neste final de semana, para o GP da Espanha em Barcelona.

De acordo com o regulamento técnico da categoria, cada piloto pode utilizar até quatro unidades de motor de combustão interna ao longo da temporada. Com a nova instalação, Colapinto alcança esse limite, e qualquer motor adicional resultará automaticamente em uma penalização de grid. As três unidades anteriores seguem disponíveis no pool de componentes.

Além do ICE, o argentino também utilizará um novo sistema de exaustão (EX) neste fim de semana, o quinto do ano para esse carro. Neste caso, o regulamento permite até oito trocas antes que qualquer punição seja aplicada.

O piloto de 22 anos ainda não marcou pontos nas duas corridas que disputou com a equipe francesa, em Ímola e Mônaco, depois de substituir Jack Doohan no segundo carro da Alpine. Inicialmente escalado para cinco corridas, começando no GP da Emília-Romanha, Colapinto teve sua permanência temporariamente reafirmada até o GP da Áustria. No entanto, o futuro após essa etapa ainda é incerto.

Durante o fim de semana em Ímola, Flavio Briatore, que passou a exercer funções de liderança na Alpine após a saída de Oliver Oakes, deu um recado claro ao argentino: “Seja rápido, marque pontos e não bata”.

Por enquanto, resta saber se Colapinto conseguirá atender às expectativas e, principalmente, evitar uma penalização que poderia complicar ainda mais sua busca pelos primeiros pontos na atual temporada da Fórmula 1.

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.