A equipe Haas anunciou que introduzirá pequenas atualizações no GP do Japão de Fórmula 1, buscando resolver a fraqueza do carro em curvas de alta velocidade. O chefe da equipe, Ayao Komatsu, revelou que as mudanças visam melhorar o desempenho em Suzuka, um circuito que apresenta muitos desafios de alta velocidade.
Depois de um resultado positivo na China, onde Esteban Ocon e Oliver Bearman conquistaram pontos importantes, a Haas busca manter o ritmo em Suzuka. No entanto, a equipe reconhece que o circuito japonês apresenta desafios semelhantes aos enfrentados na Austrália, onde o carro apresentou dificuldades em curvas de alta velocidade.
“Nós simplesmente perdemos com o problema de alta velocidade”, afirmou Komatsu. “E então, novamente, você pode perguntar por que perdemos, pois é realmente um problema bastante difícil, mas não é algo que você pode ver no túnel de vento. Então, coisas como o que você tem na metodologia de análise CFD (Dinâmica de Fluidos Computacional), mesmo os dados do túnel de vento, as ferramentas que você tem, essas são as áreas em que acredito que estamos muito atrás e agora temos esse problema”.
Apesar do resultado positivo na China, a equipe planeja introduzir atualizações em Suzuka. “Em Suzuka, como eu disse, vamos tentar trazer pequenas modificações para o carro”, disse Komatsu. “Quanto isso vai melhorar não sabemos, mas se melhorar muito, isso vai nos colocar em mais disputas com outros carros, talvez a próxima solução, podemos levar mais tempo no túnel de vento e CFD para garantir que funcione. Mas se o que fizermos em Suzuka estiver fazendo uma diferença mínima, podemos ter que arriscar mais na segunda, então é tudo um alvo móvel”, acrescentou.
Komatsu destacou a importância de alinhar a equipe em relação aos desafios e abordagens. “Mas pelo menos estou apenas tentando colocar todos na mesma página, para que todos entendamos com o que estamos lidando e quais são nossas abordagens, mas honestamente, estou feliz com a reação das pessoas. Isso é positivo. Então, só temos que fazer isso”, concluiu.
A Haas espera que as atualizações em Suzuka proporcionem um desempenho mais consistente e competitivo, permitindo que a equipe lute por pontos regularmente no meio do pelotão.