Em meio ao início difícil na temporada 2025 da Fórmula 1 para a Sauber, o estreante Gabriel Bortoleto decidiu tomar uma atitude proativa: após o GP do Japão, o brasileiro fez uma visita não programada à sede da equipe na Suíça, para tentar ajudar a buscar soluções e alinhar estratégias com os departamentos técnico e aerodinâmico.
Bortoleto afirmou: “Eu não estava planejando, mas decidi ir porque queria ver o time e conversar com Mattia (Binotto) e o Jonathan (Wheatley). Tivemos uma boa conversa lá e também aqui hoje, de manhã. Tem sido muito positivo até agora.”
Com apenas seis pontos marcados pela equipe até o momento, conquistados por Nico Hülkenberg na abertura da temporada na Austrália, a Sauber tem enfrentado dificuldades para se posicionar no pelotão. Bortoleto, por sua vez, ainda não pontuou, embora tenha demonstrado bom desempenho nas sessões de classificação.
Segundo ele, a decisão de retornar à fábrica surgiu de forma inesperada durante o voo entre o Japão e o Bahrein. “Tenho um grande problema: quando não durmo, penso demais. Dormi no primeiro voo, mas fiquei acordado umas três, quatro horas no segundo, olhando pela janela e pensando: posso ir pra casa e relaxar ou fazer algo útil.”
Ao pousar, recebeu uma ligação de Binotto, que não estava em Suzuka e queria discutir o último final de semana. “Perguntei se seria positivo eu voltar à fábrica para falar com o time, e ele disse: ‘Com certeza, vamos ficar muito felizes se você vier’. E foi realmente muito positivo”, disse ele.
Durante a visita, Bortoleto passou por vários departamentos e teve reuniões com os setores de design e aerodinâmica, para analisar dados e entender o que precisa ser ajustado no carro. “Mesmo com todos os sensores que temos, dizem sempre que o melhor sensor é o piloto. Por isso, é importante dar um retorno detalhado para ajudar a direcionar o desenvolvimento do carro”, acrescentou.
O brasileiro reforçou ainda, que gosta de estar próximo da equipe e participar ativamente dos processos. “Tivemos tempo para analisar muitas coisas. Acho que foi a melhor decisão a ser tomada”, completou Bortoleto.
O F1MANIA.NET acompanha o GP do Bahrein ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.