Gabriel Bortoleto finalizou o último treino livre para o GP do Bahrein na 18º colocação com 1min34s518. A sessão foi marcada pelo domínio da McLaren e a cautela das equipes, já que as condições de pista não eram as ideais para a simulação de classificatório e corrida.
A última sessão de treinos no Bahrein teve início pontualmente às 9h30 (horário de Brasília). A temperatura ambiente em Sakhir estava em 33 ºC, enquanto o asfalto bateu os 43 ºC. Com o calor, a umidade estava em 43%.
Essas condições de pista não refletiam o cenários para o classificatório e corrida, que acontecem na parte da noite barenita. Por isso, a maioria dos pilotos demorou para sair dos boxes. Bortoleto foi para a pista somente aos 15 minutos de sessão, com pneus macios.
Após um escape de pista, a primeira volta foi alta, em 1min38s578, mais de quatro segundos mais lento que o então líder do treino, Lando Norris. Em seguida, Gabriel retornou ao pitlane.
Ele voltou a acelerar com 32 minutos ainda no relógio, ainda de compostos vermelhos. Dessa vez, o brasileiro conseguiu melhorar seu tempo para 1min35s586, na 15ª colocação.
O treino acabou sendo interrompido por bandeira amarela após seu companheiro de Sauber, Nico Hülkenberg, ter problemas com o carro e ficar parado na pista.
A sessão foi retomada rapidamente, mas Gabriel foi novamente chamado pela equipe para o box, voltando para a pista alguns minutos depois com um jogo novo de pneus macios.
A volta foi a melhor do brasileiro, que subiu para a sétima colocação com 1min34s518 mesmo com uma breve saída de pista, ficando a 1s194 de Oscar Piastri, líder com 1min33s324.
Após mais algumas voltas, Bortoleto foi novamente chamado pela equipe, retornando nos últimos cinco minutos para mais uma tentativa, mas permaneceu com o tempos que tinha, finalizando em 18º.