A equipe Alpine teve uma sexta-feira de treinos livres agitado para o GP do Japão de Fórmula 1, marcado por um forte acidente com Jack Doohan no TL2, mas também por sinais positivos de performance com Pierre Gasly e o piloto de testes Ryo Hirakawa.
Gasly expressou seu alívio ao ver Doohan bem após o acidente: “É bom ver que Jack está bem após o acidente no TL2. Certamente, foi um forte impacto e estou aliviado em vê-lo bem depois disso.” Do ponto de vista do seu trabalho, Gasly descreveu um dia bastante ocupado, mesmo com as interrupções.
O piloto francês revelou que foram testados diferentes acertos no carro, que se mostrou bom e com algo para trabalhar para o resto do fim de semana. Gasly afirmou: “Mais tempo de pista seria benéfico, mas todos estão na mesma situação, então o foco será maximizar o que temos para sábado. A disputa está emocionante, e vou me esforçar ao máximo na sessão de classificação”, concluiu.
Doohan, apesar do forte acidente, tranquilizou a todos: “Antes de mais nada, estou bem após o acidente. Foi um impacto forte, algo que me pegou de surpresa, e aprenderei com isso. Sei que a equipe tem muito trabalho pela frente para reparar o carro para amanhã, então agradeço antecipadamente pelos seus esforços. Meu foco está em amanhã, onde teremos o TL3 para nos preparar para a sessão de classificação”, encerrou.
O piloto reserva da equipe, Ryo Hirakawa, participou do TL1 no lugar de Doohan e descreveu a experiência em casa: “É um circuito que conheço muito bem, então me senti bastante confiante para forçar desde o início e realmente maximizar a sessão e executar o plano de corrida da equipe. Completamos tudo o que pretendíamos fazer e aprendemos algumas coisas que devem beneficiar a equipe no futuro. O carro pareceu rápido, foi legal experimentar isso, especialmente neste circuito fantástico, e sou muito grato à equipe por esta oportunidade. Finalmente, estou feliz em ver que Jack está bem após sua batida”, acrescentou.
Oliver Oakes, chefe da equipe, também expressou alívio pelo estado de saúde de Doohan, explicando que o acidente foi resultado de uma ‘avaliação errada de não fechar o DRS na curva 1’. Ele afirmou: “Estamos todos aliviados em ver Jack sair ileso de seu acidente no TL2 e felizes em ver que ele está bem após suas verificações médicas de precaução. Foi um erro de julgamento não fechar o DRS na curva 1. É algo para aprender e sei que Jack e a equipe estarão prontos para amanhã. Sua equipe trabalhará duro para ter o carro preparado após os danos. Do ponto de vista do desempenho hoje, há algumas coisas para trabalharmos. Pierre teve um bom TL2, o que é um bom presságio para amanhã, assim como Ryo, que fez um ótimo trabalho ao executar o programa esta manhã. Tentamos algumas opções de configuração entre os carros e temos uma boa direção para seguir antes da sessão de classificação”, completou Oakes.