F1: Wolff quer dar resposta à Red Bull já em 2024 e 2025

Toto Wolff, chefe da Mercedes, lançou um desafio à sua equipe, que é não esperar até a mudança de regulamentos na Fórmula 1 em 2026, para desafiar a dominante Red Bull. Em 2023, a Red Bull venceu 21 das 22 corridas e acumulou 860 pontos, enquanto a Mercedes não conquistou nenhuma vitória e terminou em segundo com apenas 409 pontos.

A equipe alemã abandonou o ousado conceito de carro sem sidepods e adotará um design mais convencional para o W15 de 2024. Wolff espera que essa mudança, somada ao esforço de outras equipes como Ferrari, McLaren e Aston Martin, seja suficiente para diminuir a vantagem da Red Bull e tornar as temporadas de 2024 e 2025 mais competitivas.

“Os números que estamos vendo são fortes”, disse Wolff à imprensa, quando perguntado se a F1 poderia ‘sobreviver’ a uma segunda temporada do domínio da Red Bull.

“Estamos (Fórmula 1) crescendo nas redes sociais, as corridas estão lotadas e esgotadas, mas na verdade, tudo gira em torno do espetáculo, e se o espetáculo não for bom, nossos fãs vão nos acompanhar menos”, afirmou o chefe da Mercedes.

Wolff reforça a meritocracia da F1 e defende que o domínio da Red Bull é resultado do melhor trabalho realizado: “O que eu sempre digo é que eu gosto da honestidade em que o espetáculo sempre segue o esporte, e o esporte é uma meritocracia.”

“Quem está fazendo o melhor trabalho vence, e se alguém está fazendo um trabalho muito melhor, então ganha 21 corridas, e você não pode impedir isso”, acrescentou.

“Nós, Ferrari e todas as outras equipes temos que fazer um trabalho melhor para competir com a Red Bull. Se não pudermos mudar nada, as pessoas vão dizer antes da corrida: ‘Bem, eu já sei o resultado’. Isso aconteceu conosco com Lewis (Hamilton) muitos anos atrás, mas você só precisa fazer um trabalho melhor,e eu não quero esperar até 2026”, encerrou Wolff.