Franco Colapinto vai assumir papel de piloto reserva e de teste com a Alpine a partir da temporada 2025 da Fórmula 1. Com isso, o piloto encerra sua parceria com a Williams, e James Vowles aproveita para agradecer o competidor.
O argentino substituiu Logan Sargent no time britânico nas últimas novecorridas de 2024. Seu começo foi impressionante somando pontos em duas das quatro primeiras etapas disputadas, mas depois uma série de acidentes e batidas acabaram prejudicando sua performance.
Mas a Alpine, em especial Flavio Briatore, sempre mostrou interesse no competidor e após um acordo com a Williams, fechou um contrato multianual com o piloto. Então, Vowles aproveitou para se despedir do competidor.
“Estamos satisfeitos por termos chegado a um acordo com a Alpine para que Franco se junte à equipe em um acordo de vários anos a partir de 2025. Em nove corridas memoráveis com a Williams, mostrou claramente que merece uma vaga na Fórmula 1, e sempre dissemos que o apoiaríamos para conseguir uma. A Williams tem uma das mais formidáveis escalações de pilotos no grid para 2025 e além, com Alex Albon e Carlos Sainz, então acreditamos que este acordo com a Alpine representa a melhor chance de Franco garantir uma vaga em 2025 ou 2026”, disse.
“A Academia da Williams existe para descobrir e desenvolver as estrelas da F1 do futuro, que é exatamente o que fez no caso de Franco. Ela também se baseia em nossa longa tradição de dar a jovens pilotos talentosos sua chance no nível mais alto do automobilismo. Estamos orgulhosos de ter devolvido a Argentina ao grid da F1, queremos agradecer a Franco por tudo o que trouxe para a equipe e estamos ansiosos pelas futuras batalhas na pista”, completou.