F1: Vowles elogia dedicação e comprometimento de todos os funcionários da Williams

James Vowles, chefe da Williams, ficou surpreso quando um discurso motivacional sobre um upgrade importante no carro da equipe, foi interpretado pelo pessoal do time como a necessidade de uma ‘noite da fábrica’ para concluir o trabalho. A dedicação e paixão dos funcionários da Williams impressionaram profundamente o então novo líder.

Em sua primeira temporada à frente da tradicional equipe de Fórmula 1, Vowles vem conduzindo a Williams em uma trajetória ascendente. O sétimo lugar no Campeonato de Construtores e o P7 de Alex Albon no Canadá, são claros testemunhos do esforço conjunto. Mas um episódio específico durante a preparação do upgrade antes do GP do Canadá, revelou uma faceta especial da cultura da Williams.

Ao motivar os responsáveis pela produção do upgrade, Vowles enfatizou o esforço conjunto e a dificuldade da tarefa. O que ele não previu foi a disposição literal da equipe: “Eles entenderam que precisariam dormir na fábrica para cumprir o prazo! Estavam prontos para isso, absolutamente confortáveis em abrir mão de suas vidas pessoais para estarem na fábrica em 24/7. Isso não existia, certamente em meu antigo emprego, a esse nível. Isso é a Williams em sua essência, com a paixão e o amor pelo automobilismo profundamente enraizados.”

Essa dedicação da equipe foi recompensada com o brilhante desempenho de Albon no Canadá. Vowles também teve que tomar uma decisão crucial sobre a dupla de pilotos para a temporada de 2024. Com Albon marcando 27 dos 28 pontos da Williams em 2023, Logan Sargeant, estreante na categoria, teve uma temporada bem mais difícil, marcando apenas 1 ponto.

Mesmo assim, Vowles optou por manter a confiança em Sargeant e confirmou a mesma dupla para 2024. Explicando sua decisão, Vowles afirmou: “Havia outras opções, outros pilotos disponíveis. Mas investimos nele porque eu acredito nele. Ele é extremamente rápido quando está em seu auge. Ele precisa do ambiente certo para crescer e se desenvolver ainda mais no próximo ano, e é por isso que ele merece mais uma oportunidade”, concluiu Vowles.

A ‘noite da fábrica’ e a decisão de manter Sargeant, revelam a face humana da Williams sob a liderança de Vowles. A combinação de motivação, trabalho duro e confiança no jovem piloto, promete levar a equipe ainda mais longe em 2024.