F1: Vettel prestará homenagem a Senna pilotando McLaren MP4/8 em Ímola

Para marcar os trinta anos do trágico acidente que vitimou Ayrton Senna no circuito de Ímola, Sebastian Vettel anunciou que fará uma demonstração durante o GP da Emilia Romagna de Fórmula 1, no mesmo circuito de Ímola, com o McLaren MP4/8 de 1993 que foi pilotado pelo brasileiro naquele ano.

Senna, um ídolo para Vettel e para todo o automobilismo, será homenageado no dia 19 de maio, quando o alemão dará vida ao potente motor Ford V8 do MP4/8 em Ímola.

“Ayrton Senna não foi apenas um piloto que admirei muito por estar entre os melhores da história, mas também um homem de grande compaixão”, disse Vettel em seu Instagram. “Já se passaram 30 anos desde seu acidente, e gostaria de prestar esta homenagem a ele. Estarei em Ímola no final de semana do GP, pilotando seu carro, o McLaren MP4/8. Espero vê-los no domingo, 19 de maio.”

O MP4/8 representou o auge da era tecnológica da Fórmula 1 nos anos 1990. Em resposta ao dominante Williams FW14B de 1992, a categoria viu equipes apostarem em carros repletos de assistências eletrônicas.

Apesar de perder os motores Honda e ter que se contentar com um Ford V8, a McLaren entrou na temporada de 1993 em relativa desvantagem. Ainda assim, o talento de Senna superou os obstáculos, e o brasileiro conquistou o vice-campeonato com cinco vitórias em GPs: São Paulo, Donington Park, Mônaco, Suzuka e Adelaide.

Quem superou Senna em 1993 foi seu rival Alain Prost, a bordo do imbatível Williams FW15C. Com a aposentadoria de Prost, Senna assumiu o seu lugar na Williams em 1994, mas a trágica batida em Ímola interrompeu seu caminho para o tetracampeonato.

Trinta anos depois, Vettel, tetracampeão da F1, trará de volta o espírito de Senna para Ímola ao pilotar o emblemático MP4/8.

O F1MANIA.NET acompanha o GP de Miami ‘in loco’ com os jornalistas Victor D. Berto e Rodrigo França.