Após o GP do México, realizado no último domingo (26), no Autódromo Hermanos Rodríguez, Max Verstappen e Oliver Bearman podem respirar aliviados: os dois pilotos, que antes da corrida estavam sob risco iminente de suspensão por excesso de pontos de penalidade na Superlicença, tiveram suas pontuações revisadas e reduzidas de acordo com as regras do sistema.
A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) estabelece que qualquer piloto que acumule 12 pontos em um período de 12 meses é automaticamente suspenso de uma corrida, algo que já aconteceu com Kevin Magnussen, no GP do Azerbaijão de 2024. Na ocasião, ele foi substituído justamente por Bearman.

Antes da etapa mexicana, Bearman e Verstappen eram os dois nomes mais próximos desse limite. O piloto da Haas somava 10 pontos, e o da Red Bull, 11, ambos com histórico recente de incidentes que vinham pesando em suas superlicenças. No caso de Bearman, foram excluídos dois pontos por uma colisão com Franco Colapinto no GP de São Paulo de 2024.
Já Max Verstappen, que acumulava 11 pontos depois de uma sequência de punições, também teve sua situação aliviada. O tetracampeão teve dois pontos referentes ao incidente com Lando Norris no GP do México de 2024 e um ponto da Sprint do GP do Brasil de 2024 retirados pela entidade. Assim, ele segue para o GP de São Paulo com seis pontos de penalidade.
Outro piloto beneficiado foi Oscar Piastri, da McLaren, que teve dois pontos apagados após a corrida na Cidade do México e agora soma quatro. Com as alterações, Verstappen e Bearman deixam o grupo de maior risco de suspensão imediata, seguindo com certa tranquilidade para o GP de São Paulo deste ano, que acontece entre 7 e 9 de novembro, no Autódromo de Interlagos.
Tabela atualizada de pontos de penalidade da F1 (após GP do México):
Oliver Bearman – 8
Max Verstappen – 6
Liam Lawson – 6
Lance Stroll – 5
Kimi Antonelli – 5
Oscar Piastri – 4
Carlos Sainz – 4
Alex Albon – 4
Yuki Tsunoda – 4
Jack Doohan – 4
Lando Norris – 3
Lewis Hamilton – 2
Pierre Gasly – 2
Esteban Ocon – 1
Charles Leclerc – 1
Franco Colapinto – 1
George Russell – 1
