F1: Verstappen precisa passar Piastri para vencer a sprint do GP da Bélgica

Max Verstappen venceu a corrida Sprint válida pelo Grande Prêmio da Bélgica, realizada neste sábado, no circuito de Spa-Francorchamps.

Oscar Piastri liderou a corrida por algumas voltas, mas não conseguiu segurar Verstappen quando os pilotos relargaram depois de um safety car trazido por Fernando Alonso. Piastri deu sequência às boas performances da McLaren e terminou em segundo. Pierre Gasly, da Alpine, completou os três primeiros.

Lewis Hamilton cruzou a linha de chegada na quarta posição, mas caiu para a P7 depois de uma punição de cinco segundos por uma colisão com Sergio Perez – que acabou resultando no abandono do mexicano.

Na Ferrari, Carlos Sainz terminou à frente de Charles Leclerc na P5 e P6, respectivamente. Ambos foram beneficiados pela penalidade de Hamilton. Lando Norris, no outro McLaren, subiu uma posição depois de cruzar a linha na sétima posição.

Hamilton e seu companheiro de equipe na Mercedes, George Russell, completaram os oito primeiros dentro da zona de pontuação da Sprint.

A Sprint
Com a forte chuva no circuito de Spa-Francorchamps,a volta de formação foi atrasada para 12h35, horário de Brasília, e os pilotos foram obrigados a largar com os pilotos para chuva pesada. Além disso, o safety car encabeçou o pelotão durante quatro voltas.

A largada foi dada com os pilotos andando e alguns deles foram direto para os boxes e colocaram pneus intermediários. Verstappen permaneceu na pista e foi para sua troca por intermediários apenas no fim da primeira volta, voltando atrás de Piastri.

Alonso escapou da pista na volta quatro e trouxe o safety car. O espanhol rodou na Pouhon duas vezes antes de parar na brita.

Na relargada, Verstappen pegou o vácuo de Piastri e fez a ultrapassagem na Kemmel, antes de Perez despencar no grid.

Hamilton mergulhou por dentro de Perez, mas acabou tocando o RB19 na disputa pela quarta posição. Perez perdeu várias posições antes de recolher o carro aos boxes. Por sua vez, Hamilton foi penalizado em cinco segundos pela colisão com o mexicano.

Verstappen, Piastri e Gasly eram os três primeiros quando faltavam três voltas para o fim. Apesar de diminuir a diferença, Hamilton recebeu a bandeira quadriculada na P4.

Confira o resultado da Sprint do GP da Bélgica:
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
2) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
3) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
4) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
5) Charles Leclerc (Ferrari)
6) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
7) Lewis Hamilton (Mercedes)
8) George Russell (Mercedes)
9) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
10) Daniel Ricciardo (AlphaTauri/Honda RBPT)
11) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
12) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
13) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
14) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
15) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
16) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
17) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
18) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda RBPT)
DNF) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
DNF) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)