F1: Verstappen defende permanência de Marko na Red Bull após notícias de suspensão

Na véspera da classificação para o Grande Prêmio da Arábia Saudita, onde conquistou a pole position, Max Verstappen reforçou a importância da presença de Helmut Marko na Red Bull, diante de rumores sobre uma possível suspensão do conselheiro de automobilismo da equipe.

Notícias emergiram sugerindo que Marko poderia enfrentar uma suspensão por parte da Red Bull, potencialmente relacionada a vazamentos de informações para a mídia durante a investigação da Red Bull GmbH sobre a conduta de Christian Horner. A acusadora de Horner foi suspensa pela Red Bull Racing na quinta-feira, com remuneração integral.

Falando sobre a possível suspensão de Marko, o próprio expressou à ORF a existência dessa “possibilidade teórica”, mas ressaltou que a decisão final sobre sua atuação cabe a ele.

Verstappen, após garantir a pole em Jeddah, defendeu enfaticamente a importância de Marko para a equipe e sua própria lealdade ao austríaco. “Do meu lado, tenho muito respeito pelo Helmut e pelo que conquistamos juntos, o que vai muito além”, disse Verstappen a mídia, incluindo o F1MANIA.NET, após a classificação para o Grande Prêmio da Arábia Saudita.

“Minha lealdade a ele é muito grande e sempre expressei isso a todos dentro da equipe, a todos que estão em posições elevadas, que ele é uma parte importante na minha tomada de decisões para o futuro dentro da equipe.”

“É muito importante que ele permaneça na equipe, assim como todos os outros, porque é um esforço de equipe e é vital mantermos as pessoas-chave juntas. Se uma peça tão importante se perder, como já disse à equipe, isso não será bom para a minha situação também.”

“Para mim, Helmut deve ficar e ele construiu esta equipe junto com Dietrich [Mateschitz] desde o primeiro dia e sempre foi muito leal à equipe, a todos dentro da equipe, para garantir que todos mantivessem suas posições desde o início.”

“Creio que é igualmente importante que o respeito pelo que ele fez seja mantido, o que volta à lealdade e integridade. Portanto, é importante que ele continue fazendo parte da equipe.”