Max Verstappen conquistou mais uma pole position, desta vez para o GP dos Estados Unidos de Fórmula 1, mas o holandês revelou que os ventos fortes no Circuito das Américas quase lhe custaram a primeira posição. A vitória na corrida Sprint e os abandonos de Oscar Piastri e Lando Norris, já haviam colocado Verstappen em uma posição vantajosa para o fim de semana, e a pole na sessão de classificação para o GP de domingo, consolidou ainda mais suas chances de reduzir a vantagem de Piastri, que lidera o campeonato de pilotos.
Ao comentar sobre sua 47ª pole na carreira, Verstappen detalhou como as condições climáticas, especialmente o vento forte, afetaram seu desempenho: “A cada segmento, o carro estava muito forte, mas tentar colocar a volta perfeita aqui pode ser bem complicado”, disse o piloto da Red Bull Racing.

Ele afirmou que a forte presença de ventos e as mudanças na direção durante a sessão, dificultaram o controle do carro, especialmente no último setor: “No final, ter um vento favorável foi desafiador, e a segunda tentativa foi complicada, com os pneus ainda aquecendo e o vento mudando, o que afetou a aerodinâmica”, afirmou Verstappen, mencionando que a perda de downforce foi um dos maiores obstáculos.
Apesar das dificuldades, Verstappen conseguiu garantir a pole, mas não sem enfrentar desafios nas últimas tentativas: “O vento estava muito mais forte do que na sexta-feira, o que fez com que o carro ficasse mais instável. Mas conseguimos melhorar o tempo e seguir para a pole”, concluiu o holandês.
