O chefe da Ferrari, Frédéric Vasseur, confirmou que a equipe italiana cedeu dois dias de testes com um carro anterior da Scuderia para a Cadillac, que fará sua estreia na Fórmula 1 em 2026. A montadora norte-americana usará unidades de potência Ferrari nas duas primeiras temporadas antes de introduzir seu próprio motor, previsto para 2028.
Com isso, Sergio Perez, que retorna ao grid em 2026 após um ano fora, terá dois dias de testes com um modelo de 2023 da Ferrari no circuito de Ímola, nas próximas semanas. O mexicano irá utilizar a oportunidade para acumular quilometragem e colaborar com o desenvolvimento da estrutura da Cadillac antes do início dos testes oficiais, em janeiro.
Vasseur explicou o contexto do acordo, esclarecendo que a Scuderia apenas disponibilizou parte de seus dias de TPC (teste com carro anterior) para a nova equipe: O que fizemos foi ceder dois de nossos dias de teste à Cadillac”, afirmou o francês. “O desafio para eles é enorme. O problema não é tanto o carro, mas toda a parte logística, a montagem da garagem, a infraestrutura, os sistemas de TI e tudo o que envolve. Acho que será um bom teste para colocarem tudo em funcionamento.”
A Cadillac já realizou uma simulação completa de um fim de semana de GP, como preparação para sua estreia como 11ª equipe do grid da F1. A falta de tempo de pista antes do início dos testes oficiais é vista como um dos principais desafios do projeto.

Enquanto isso, Valtteri Bottas, que será companheiro de equipe de Perez em 2026, completou 112 voltas com a Mercedes durante testes de pneus da Pirelli no México, embora ainda não esteja confirmado se o finlandês voltará a pilotar antes do fim do ano.
Perez destacou a importância de voltar a pilotar um carro de F1 como parte de sua preparação física e técnica: “Por mais que eu treine, preciso de tempo e quilômetros no carro, porque há músculos e exercícios muito específicos que só se desenvolvem pilotando. Terei dois dias em Ímola, o que vai me ajudar muito. Será útil para trabalhar com os engenheiros e mecânicos e deixar toda a equipe pronta para o programa de testes de janeiro, quando já estaremos a 100%”, encerrou o piloto mexicano.
A estreia da Cadillac será acompanhada de perto pelo paddock da F1, com a parceria com a Ferrari sendo considerada fundamental para garantir uma entrada competitiva na categoria.