O ex-piloto de Fórmula 1 Giedo van der Garde, criticou duramente a decisão da Red Bull Racing em manter Sergio Perez como companheiro de equipe de Max Verstappen. O holandês afirmou que a escolha não é típica da equipe, conhecida por tomar decisões rápidas em relação ao fraco desempenho de seus pilotos.
“Acho isso inacreditável. Uma escolha que não é típica da Red Bull. Normalmente, eles nunca dão uma chance para alguém por tanto tempo se não está performando. E depois das quatro primeiras corridas, ele está se saindo dramaticamente mal”, afirmou Van der Garde.
O ex-piloto também questionou o papel de Helmut Marko na decisão. Conhecido por sua postura rígida com os pilotos da Red Bull, Marko não teria sido incisivo para a troca de Perez. Van der Garde sugeriu que a influência de Christian Horner na decisão tenha sido maior do que a do consultor austríaco.
Como alternativas para substituir Perez, Van der Garde citou o jovem piloto reserva da equipe, Liam Lawson e Daniel Ricciardo, atualmente na RB. O australiano, segundo o holandês, seria uma opção mais segura para a equipe.
Segundo rumores que circulam no paddock, Marko realmente teria ‘perdido’ para Horner na decisão sobre Perez, além do fato que o mexicano leva muitos patrocínios para a equipe, e isso teria influenciado na decisão de mantê-lo no time.