F1: Tsunoda admite excessos no rádio e planeja mudança

O jovem piloto japonês da AlphaTauri, Yuki Tsunoda, conhecido por seu temperamento forte nas comunicações de rádio durante as corridas, expressou recentemente seu desejo de adotar uma abordagem mais calma nesse aspecto. Desde sua estreia na Fórmula 1 em 2021, Tsunoda chamou a atenção por seus desabafos emocionais em situações de alta pressão, mas agora está focado em refinar esse comportamento.

Após um terceiro ano positivo com a equipe, contribuindo para que a AlphaTauri terminasse em oitavo lugar no Campeonato de Construtores, Tsunoda foi confirmado para a temporada de 2024. O piloto de 23 anos, refletindo sobre sua jornada até agora, reconhece as melhorias necessárias, especialmente em sua comunicação pelo rádio. Tsunoda relatou à mídia: “Eu diria que o comportamento no rádio e essas coisas, melhorou muito em comparação com os últimos anos. Mas ainda há algumas corridas onde eu meio que perdi a cabeça, não consegui me organizar e às vezes ainda gritava no rádio. Eu quero definitivamente melhorar”.

O piloto também destacou um incidente específico que ocorreu no Grande Prêmio da Cidade do México, onde um erro de julgamento em uma tentativa de ultrapassagem sobre Oscar Piastri resultou na eliminação de Tsunoda da corrida, enquanto estava em posição de conquistar pontos significativos. Tsunoda refletiu sobre a necessidade de controlar melhor tais situações, observando: “Alguma da calma e controle da situação, como o que aconteceu no México, eu poderia ter terminado facilmente em P8. Como piloto, eu queria mais, obviamente. Eu tinha um ritmo bastante bom e acho que se eu fosse capaz de ultrapassar suavemente, provavelmente havia potencial para terminar em P5. Aquilo foi um grande erro para mim, então eu definitivamente tenho que reduzir esse tipo de grande erro que nunca deveria ter acontecido”.

Enquanto Tsunoda se prepara para a próxima temporada, ele busca não apenas aprimorar suas habilidades na pista, mas também desenvolver uma maior maturidade em sua comunicação e tomada de decisões sob pressão.