A Toyota Gazoo Racing (TGR) e a Haas anunciaram nesta sexta-feira (11) uma parceria técnica de vários anos na Fórmula 1. A partir do GP dos EUA, o nome e o logotipo da Toyota Gazoo Racing estarão nos carros da Haas. A parceria envolve compartilhamento de conhecimento, recursos e serviços de design, engenharia e fabricação.
Essa colaboração entre Haas e TGR visa fortalecer os dois lados, pois a Haas, menor equipe da Fórmula 1, busca apoio técnico, enquanto a TGR, com experiência em campeonatos como o WEC e o WRC, oferece expertise e recursos.
A Toyota está investindo em programas de simulação e testes privados, algo que a Haas atualmente não possui devido a limitações financeiras e de pessoal. Essa parceria permitirá que a Toyota introduza seus pilotos de testes e engenheiros na Fórmula 1.
Essa questão do simulador na fábrica da Toyota na Inglaterra, que a Haas terá acesso é muito importante, além dos custos operacionais serem divididos entre as duas partes. A possibilidade de funcionários da TGR se juntarem à equipe de corrida da Haas na F1 ainda está em discussão.
A parceria não envolve a fornecimento de unidades de potência pela Toyota à Haas, que mantém contrato com a Ferrari até 2028. O foco principal está na área de chassi, com a possibilidade de a Toyota assumir parte do desenvolvimento e produção, atualmente realizada pela Dallara.
O nome da Haas F1 não deve mudar por enquanto, mas a inclusão do nome Toyota Gazoo no nome da equipe, é uma possibilidade para o futuro. A Toyota tem a intenção de fornecer pilotos à Haas, mas não para substituir os titulares já confirmados para 2025, Esteban Ocon e Oliver Bearman. Pilotos da TGR serão envolvidos em testes e simulações, além de um piloto reserva da Haas provavelmente ser um piloto do programa da Toyota.