A Fórmula 1 se prepara para a terceira etapa da temporada 2025, o Grande Prêmio do Japão, que ocorrerá de 3 a 6 de abril no icônico Circuito de Suzuka. Este circuito, conhecido por seu traçado desafiador em formato de “8”, recebe a categoria pela 35ª vez, consolidando-se como um dos palcos mais tradicionais do automobilismo mundial.
A programação do fim de semana inicia na quinta-feira, 3 de abril, com os Treino Livre 1 (TL1) às 23h30 e o TL2 às 3h, (horário de Brasília), de sexta-feira (4). Ainda na sexta, o terceiro treino livre acontece às 23h30, seguido pela sessão de classificação às 3h do sábado (5). A corrida principal será realizada no domingo, 6 de abril, às 2h.
Atualmente, Lando Norris lidera o campeonato de pilotos com 44 pontos, seguido por Max Verstappen com 36 e George Russell com 35. Oscar Piastri, vencedor do GP da China, ocupa a quarta posição com 34 pontos.
O Circuito de Suzuka é famoso por suas curvas desafiadoras e pela atmosfera vibrante proporcionada pelos fãs japoneses. Com 5,807 km de extensão, os pilotos enfrentarão 53 voltas, totalizando aproximadamente 307 km de corrida.
A previsão do tempo para o fim de semana indica condições predominantemente nubladas na sexta-feira, com máximas de 17°C e mínimas de 9°C. No sábado, espera-se céu parcialmente nublado, com temperaturas entre 18°C e 10°C. No domingo, o sol deve predominar, com máximas de 17°C e mínimas de 5°C.
Uma possível mudança na formação das equipes chama a atenção: rumores sugerem que a Red Bull considera substituir Liam Lawson por Yuki Tsunoda já para o GP do Japão, devido ao desempenho abaixo do esperado de Lawson nas primeiras corridas da temporada. Isso poderia trazer Franco Colapinto, reserva da Alpine, para o lugar de Tsunoda na Racing Bulls.
Outra atração é o brasileiro Gabriel Bortoleto. Depois de dois desempenhos decentes nas primeiras corridas da temporada, Austrália e China, o piloto da Sauber parte para a icônica pista de Suzuka.