F1: Stroll reflete sobre oportunidades perdidas na temporada de 2023

Lance Stroll sugeriu que as “oportunidades perdidas” durante a temporada de 2023 da Fórmula 1 foram maiores do que a diferença de pontos entre ele e seu companheiro de equipe na Aston Martin, Fernando Alonso.

Apesar de ter sido impedido de participar dos testes de pré-temporada devido a punhos quebrados, Stroll impressionou nas primeiras corridas, terminando em sexto no Bahrein e em quarto no GP da Austrália, de alta atrito.

Enquanto Alonso capitalizou a nova competitividade da Aston Martin para conquistar oito pódios, Stroll não conseguiu melhorar seu resultado após a terceira corrida em Melbourne.

Após uma série de seis eliminações consecutivas no Q1 entre a Itália e o México, o canadense teve uma recuperação positiva nas etapas finais, convertendo a terceira posição no grid em um quinto lugar no Brasil e repetindo a colocação em Las Vegas.

Stroll detalhou como nunca duvidou de suas habilidades durante a fase difícil da temporada, citando que sua melhora tardia refletiu sua confiança renovada no carro da Aston Martin.

“É bom fazer bem, com certeza,” ele disse. “Mas eu sabia que, se sentisse a plataforma funcionando bem sob mim, e pudesse dirigir o carro livremente, sem ter que lidar e dirigir em torno de coisas que me incomodavam no carro, eu estaria em um bom nível e tiraria o máximo de mim mesmo.”

“E eu sei que, por alguns meses, com mudanças que foram feitas, houve fins de semana em que simplesmente não conseguia chegar a esse lugar onde me sentia livre no carro, e eu podia dirigir no meu melhor. Porque simplesmente não estava se comportando do jeito que eu queria.”

“E neste nível, quando você tem esses problemas, quando o carro simplesmente não se comporta como você quer inerentemente, e não concorda com seu estilo de pilotagem, não vai funcionar.”

“E eu acho que nesses momentos você não pode duvidar de si mesmo.”

“Você só precisa saber que quando vai estar lá e se comportar do jeito que você quer, vai correr bem, e quando não está lá e não se comporta do jeito que você quer, vai ser mais desafiador.”

Stroll terminou a campanha mais recente com uma considerável diferença de 132 pontos atrás de seu experiente companheiro de equipe, o bicampeão Alonso, que conquistou o quarto lugar na classificação.

No entanto, o ex-piloto da Williams apontou para vários incidentes fora de seu controle que o impediram de marcar a uma taxa mais alta.

“Sim, foi uma temporada com muita má sorte, muita oportunidade perdida,” refletiu Stroll. “Eu não gosto de usar as palavras má sorte, mas acho que oportunidades perdidas.”

“Mas acho que é má sorte quando penso nas falhas e coisas assim. Tivemos corridas como a da Arábia Saudita correndo em P4, problema no motor, classificação em Mônaco, batendo em detritos. Dano ao carro no Q2 e largando do meio do pelotão em Mônaco, você perde seu fim de semana.”

“Eu penso em lugares como Suzuka, tendo uma boa corrida, falha na asa traseira.”

“Em Zandvoort, perdemos o pitstop quando a chuva desceu, ficamos na pista, foi uma decisão errada. Estávamos em um bom lugar para marcar muitos pontos lá. Mas acho que isso faz parte da temporada.”

Stroll acrescenta que estava determinado a não se deixar levar por suas dificuldades, a fim de evitar perder a chance de sair de sua forma ruim.

“Às vezes, as coisas vão do seu jeito. E às vezes, nem sempre vão do seu jeito,” ele continuou. “E eu acho que, desde que você tente e apenas se concentre em um fim de semana de cada vez, todas essas coisas que deram errado podem mudar muito rapidamente na próxima corrida, e tudo dá certo.”

“E se você não está totalmente presente e preso no passado, sobre tudo o que aconteceu, às vezes você perde essas oportunidades quando elas podem se apresentar a seguir. E isso não é bom. Acho que é realmente sobre estar presente.”

“É realmente sobre levar uma corrida de cada vez. E aceitar que pode ser uma montanha-russa às vezes.”

“Não é sempre um mar de rosas, nem sempre é uma linha reta, eu acho que isso é corrida até certo ponto.”



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.