F1: Stroll recebe upgrade antes de Alonso por causa de acidente em Jeddah

Lance Stroll recebeu o novo pacote aerodinâmico da Aston Martin para o Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1, antes do companheiro de equipe Fernando Alonso, devido a um acidente que sofreu no GP da Arábia Saudita.

Após um início de temporada discreto, a Aston Martin chegou a Suzuka com uma atualização significativa em seu carro, com mudanças perceptíveis nas caixas de ar laterais, assoalho e tampa do motor. Apesar da expectativa de que o novo pacote altere a trajetória da Aston Martin no campeonato, somente Stroll pôde utilizá-lo durante os treinos livres dessa sexta-feira em Suzuka. Alonso seguiu com a especificação anterior do AMR24.

Essa decisão surpreende, já que Alonso lidera a disputa interna na equipe por sete pontos, e vem de uma temporada em 2023 com oito pódios, enquanto Stroll viveu possivelmente o pior ano de sua carreira.

No entanto, segundo a publicação alemã Auto Motor und Sport, o acidente de Stroll em Jeddah no mês passado, quando abandonou a prova após cinco voltas ao bater na barreira, resultou na prioridade para receber o novo pacote.

Com o chassi de Stroll precisando de reparos, a Aston Martin teria optado por instalar as peças novas no processo, ao invés de trazer um carro reserva com a atualização para o Japão.

Mesmo com o novo pacote, Stroll terminou em 15º no primeiro treino de Suzuka, quase 1,5 segundo atrás de Alonso, que ficou em sétimo.

A pressão sobre a Aston Martin para demonstrar um bom desenvolvimento ao longo da temporada 2024 é grande, já que o time perdeu rendimento após um início forte em 2023.

O chefe da equipe, Mike Krack, revelou que a intenção inicial era utilizar ambos os carros, com e sem a atualização, nos treinos para uma comparação direta em Suzuka, visando resolver as deficiências do ano passado.

“Tivemos duas experiências ruins no ano passado ao não dividir os carros durante as atualizações”, disse ele, segundo a AMuS.

Esses comentários vêm após Krack negar veementemente que a Aston Martin tenha feito uma oferta milionária para contratar Adrian Newey, renomado engenheiro da Red Bull, em meio à incerteza que paira sobre a atual campeã de construtores.