Lance Stroll recebeu sua segunda punição de grid para o GP de Mônaco de Fórmula 1, após ser considerado culpado por atrapalhar Pierre Gasly durante o Q1 da sessão de classificação. O canadense da Aston Martin já havia perdido uma posição no grid de largada, por um toque em Charles Leclerc na sexta-feira.
O novo incidente ocorreu na curva 10, quando Gasly vinha em volta rápida. De acordo com os comissários, Stroll foi avisado via rádio da aproximação do carro 10 (Gasly), mas não foi informado de que o carro 44 (Lewis Hamilton) que ele havia ultrapassado anteriormente, também estava próximo, embora não estivesse em volta rápida.
“Do rádio, parece que o carro 18 (Stroll) não foi informado ou lembrado de que o carro 44 também estava chegando e que iria ultrapassá-lo. O piloto do carro 18 assumiu incorretamente que havia apenas um carro a ser deixado passar”, disseram os comissários em comunicado oficial.
Ainda segundo a nota, Stroll declarou durante a audiência que não conseguiu identificar a cor do carro que o ultrapassou, por causa do posicionamento do sol. Ele acreditava então, que já havia liberado o caminho necessário. Diante das circunstâncias, os comissários aplicaram a punição padrão de perda de três posições no grid.
Mesmo com essas penalidades, Stroll deve manter a 19ª posição original da classificação, uma vez que Oliver Bearman da Haas será punido com dez posições por infringir uma bandeira vermelha durante os treinos livres.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de Mônaco ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.