F1: Stella fala sobre clima de otimismo na McLaren

A McLaren encerrou a temporada 2023 da Fórmula 1 com chave de ouro, conquistando o quarto lugar no Campeonato de Construtores. A jornada, que começou com um abandono e um 17º lugar no Bahrein, terminou com um quarto e um sexto lugar em Abu Dhabi, com nove pódios conquistados ao longo do ano, uma vitória em uma corrida Sprint, e um clima de otimismo na equipe de Woking.

Andrea Stella, chefe de equipe, resumiu o sentimento do time: “Para nós, foi uma temporada positiva. Muito cansativa, sentimos o desgaste, mas ao mesmo tempo, temos lindas emoções e satisfação pelos resultados alcançados. Estamos orgulhosos do que conquistamos.” E esses bons resultados também se traduzem em um CEO Zak Brown feliz: “Idealmente, gosto de ver Zak o máximo possível na garagem”, brincou Stella. “Afinal, quando há bons resultados, ele dá ‘high-fives’ estrondosos. Então, gostamos que isso aconteça na garagem. Isso significa que coisas muito boas estão acontecendo.”

Com dois pilotos levando a equipe a novos patamares, Stella comentou sobre a dupla: “Oscar (Piastri) é muito talentoso e inteligente. Sua capacidade mental é muito alta. Ele tem características muito interessantes e é muito calmo”, disse Stella sobre o jovem australiano. “Lando (Norris) já é um dos melhores pilotos do grid. É muito rápido, muito bom em corridas, com gerenciamento de pneus, por exemplo. Quando penso em Lando, acho que se a equipe e eu lhe dermos um bom carro, ele poderá lutar pelo campeonato”, afirmou.

Stella também revelou seu top 3 dos pilotos mais completos: “Se falarmos do piloto mais completo, definitivamente penso em Fernando Alonso. Ele não tem nenhum ponto fraco. Acho que isso o torna único. Não é o melhor em muitas coisas, mas é muito forte em tudo. Acho que vejo em Oscar seu espírito poderoso. Ele é absolutamente como Fernando. Ele pode fazer cálculos matemáticos enquanto pilota.” Já Lando, segundo o chefe da equipe, está próximo do topo: “Por outro lado, acho que Lando se tornará tão completo quanto Fernando através de seu desenvolvimento como piloto. Meus três melhores pilotos, imaginem todos pilotando o mesmo carro, são Max Verstappen, Lando Norris e Fernando Alonso”, finalizou o chefe da McLaren.