F1: Stella elogia desempenho de Norris em Austin

O chefe da McLaren, Andrea Stella, elogiou o desempenho de Lando Norris durante o GP dos Estados Unidos de Fórmula 1, apesar de o britânico ter ficado com o segundo lugar, depois de uma luta intensa por uma possível vitória com Max Verstappen da Red Bull Racing.

Em entrevista ao GPblog após a corrida, Stella afirmou: “Para mim, hoje (domingo) foi uma das melhores corridas de Lando. Ele é muito bom quando há grande degradação dos pneus, quando é necessário correr longos stints, quando não há muita aderência e está quente”. O chefe da McLaren destacou a habilidade do piloto britânico em manter a calma durante situações difíceis: “Ele soube que precisávamos ser rápidos ao ultrapassar Charles (Leclerc, da Ferrari), mas também era crucial terminar a corrida. Ele teve paciência quando não era possível ultrapassar”, disse Stella.

O ponto decisivo no desempenho de Norris, segundo Stella, foi uma estratégia adotada pelo piloto no segundo stint da corrida: “Ele fez algo que talvez não tenha sido visível, mas foi fundamental, pois no momento em que não conseguiu ultrapassar, ele recuou completamente, resfriou os pneus e depois foi novamente em busca da recuperação”, afirmou.

Stella também se questionou sobre como a corrida poderia ter se desenrolado para Norris, se ele não tivesse perdido a posição para Leclerc na largada: “Precisamos verificar se havia uma oportunidade na primeira curva para manter a posição. Isso teria mudado completamente a dinâmica da corrida, pois estaríamos seguindo Max, e não Charles”, acrescentou.

F1 2025, GP da Austrália, Melbourne, Albert Park
Foto: XPB Images

Norris, que largou na primeira fila em P2 ao lado do pole, Verstappen, foi superado por Leclerc, que fez uma boa escolha de pneus ao optar por começar com os macios. Leclerc manteve a posição por grande parte da corrida, mas Norris finalmente conseguiu ultrapassá-lo antes da primeira rodada de pit stops. No entanto, a estratégia de ‘undercut’ de Leclerc permitiu que ele voltasse à frente. Cinco voltas antes do fim, Norris passou Leclerc novamente e começou a buscar Verstappen, mas não teve tempo suficiente para uma investida mais séria.

Apesar disso, o segundo lugar foi um ótimo resultado para Norris, que segue firme na luta pelo campeonato de pilotos, especialmente em um final de semana em que seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, terminou apenas em quinto lugar.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.