Gunther Steiner avaliou a situação interna da Mercedes na briga pelo título da Fórmula 1 em 2026 e disse acreditar que Toto Wolff não vai hesitar em impor ordens de equipe se a Ferrari se tornar uma ameaça cada vez maior.
O time alemão começou o ano como o grande nome a ser batido, vencendo seis das sete primeiras corridas disputadas. Entretanto, no GP de Barcelona, Kimi Antonelli abandonou com problemas no W17 e George Russell não foi capaz de segurar o ritmo de Lewis Hamilton, que venceu a primeira com as cores de Maranello.
Com isso, a desvantagem do líder para o vice caiu para 41 pontos e para o ex-chefe da Haas, Wolff não vai ter problemas em intervir na disputa. “Kimi venceu cinco corridas; George venceu uma. Isso diz tudo”, disse Steiner ao podcast The Red Flags. “Portanto, acho que Kimi ainda está, como se diz, no comando da situação. Mas acredito que a Mercedes deixará que eles corram livremente se o desempenho da Ferrari em Barcelona tiver sido apenas um caso isolado.”

“Acho que, se o desempenho da Ferrari se mantiver, Toto intervirá para dar ordens de equipe, e creio que ele já sinalizou isso para o caso de a Ferrari se aproximar, pois ele não vai perder um campeonato por não ter dado ordens de equipe. Ele quer vencer; afinal, já faz um tempo que não ganha e está pronto para conquistar outro campeonato. Para Toto, vencer significa a Mercedes vencer, ou seja, o próprio Toto vencer. Quem está vencendo por ele? Acho que isso não importa muito para ele”, seguiu.
“Acredito que, assim que Toto sentir que a Ferrari será uma verdadeira concorrente, como foi em Barcelona, ele tomará essa atitude. Ele não vai ficar esperando. Eles vão observar a próxima corrida e ver como as coisas se desenrolam. E acho que já estão planejando; com certeza fizeram reuniões do tipo: ‘Como vamos lidar com a situação se a Ferrari se aproximar?'”, concluiu.
