F1: Steiner acredita em guerra intensa de desenvolvimento em 2026

Guenther Steiner acredita que a Fórmula 1 viverá uma temporada marcada por uma intensa guerra de desenvolvimento técnico em 2026. Para o ex-chefe da Haas, as novas regras da categoria devem provocar mudanças frequentes na competitividade das equipes ao longo da temporada.

Com os novos carros introduzidos este ano, as equipes ainda estão em fase de aprendizado e adaptação. Segundo Steiner, isso faz com que atualizações tenham impacto muito maior no desempenho, alterando rapidamente a ordem de forças entre os times.

O primeiro exemplo mais claro dessa disputa, aconteceu no GP de Miami. McLaren e Ferrari levaram pacotes importantes de atualizações para tentar reduzir a vantagem da Mercedes, líder do campeonato neste início de temporada.

A McLaren conseguiu mostrar evolução imediata, com Lando Norris vencendo a corrida Sprint em Miami. Já a Ferrari perdeu terreno na disputa e deixou de ocupar a posição de principal perseguidora da Mercedes, sendo superada pela equipe britânica.

F1: Steiner acredita em guerra intensa de desenvolvimento em 2026
Foto: XPB Images

Steiner acredita que esse cenário deve se repetir diversas vezes ao longo do ano: “Acho que vai ser apertado durante toda a temporada, porque a McLaren levou muitas atualizações para Miami, enquanto a Mercedes não fez isso”, afirmou o ex-dirigente durante participação no podcast Red Flags.

O ex-chefe da Haas destacou que a Mercedes segue competitiva, mesmo sem apresentar um grande pacote de novidades recentes: “Acho que a Mercedes está preparando uma atualização grande para o Canadá, então precisamos esperar para ver”, acrescentou.

Segundo Steiner, o momento atual favorece descobertas importantes de performance por parte das equipes: “Como é um novo ciclo de regulamentos, as equipes ainda estão aprendendo bastante. Não estou dizendo que é fácil, mas é mais fácil do que será daqui a três anos encontrar performance em um carro”, completou.