De acordo com relatos, o novo diretor de operações da Sauber, Mattia Binotto, está interessado em contratar o desafiante ao título da Fórmula 2 e piloto de desenvolvimento da McLaren, Gabriel Bortoleto, para fazer dupla com Nico Hulkenberg na temporada de 2025.
Andreas Seidl, antecessor de Binotto, foi encarregado de transformar a Sauber em uma equipe digna do nome Audi em 2026. Ele assinou com Hulkenberg no início deste ano um contrato de vários anos, mas a questão de quem será seu companheiro de equipe ainda não foi respondida.
Os atuais pilotos da Sauber, Valtteri Bottas e Zhou Guanyu, ainda não têm contrato para a próxima temporada, mas suas chances de permanecer na equipe aumentaram após os anúncios de que Carlos Sainz e Esteban Ocon assinaram com Williams e Haas, respectivamente.
Mesmo assim, o jornal italiano Formu1a.uno relata que Binotto está de olho no novato brasileiro da F2, Bortoleto, que tem feito uma campanha impressionante na fórmula júnior com a Invicta Racing.
Recém-saído de um título na Fórmula 3 em sua temporada de estreia no ano passado, Bortoleto está em segundo lugar no campeonato de pilotos da Fórmula 2 de 2024, com 129 pontos, 36 atrás do líder Isack Hadjar.
O jovem brasileiro, de 19 anos, ingressou no Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren antes de sua campanha na F2, o que significa que Binotto teria que negociar com o CEO da McLaren, Zak Brown, se estiver realmente interessado em garantir os serviços de Bortoleto.
Ainda assim, a Sauber está acostumada a atrair pilotos de academias rivais, dado que Zhou era um júnior da Alpine antes de sua chegada à Fórmula 1 com a equipe de Hinwil.
A perspectiva de se juntar à Sauber antes de ela se tornar uma equipe de fábrica completa seria atraente para Bortoleto, dado que ele provavelmente não encontrará uma vaga na Fórmula 1 com a McLaren no futuro próximo.
Tanto Lando Norris quanto Oscar Piastri têm contratos de longo prazo com a McLaren, então, salvo surpresas, eles não estarão disponíveis por vários anos.
Falando sobre seu futuro na estrutura da McLaren, Bortoleto disse: “No meu caso, a McLaren tem dois pilotos jovens e muito talentosos, Oscar e Lando. Eles são super, super fortes e estão mostrando grandes desempenhos na pista.
“Acho que a McLaren é a melhor equipe na F1 agora, mostrando uma grande melhoria nas últimas corridas. E, como eu disse antes em entrevistas e tudo mais, tenho total confiança na McLaren e na minha gestão, A14, do Fernando Alonso, Alberto e Albert.
“Então, eu confio totalmente que tomaremos a melhor decisão para o meu futuro. A McLaren tem planos para mim, acredito, e com certeza quer me ajudar a alcançar meus objetivos no futuro.
“Então, realmente não sei o que dizer no sentido de se vou conseguir uma vaga em breve ou em 10 anos. Não tenho ideia. Mas deixo isso para as pessoas que trabalham com isso. Eu apenas faço o meu trabalho na pista e o melhor que posso fazer.”