F1: Sainz explica falha no sensor que causou punições no GP do México

Carlos Sainz afirmou que um problema técnico incomum foi o responsável pelas duas penalidades que recebeu durante o GP da Cidade do México de Fórmula 1, comprometendo totalmente sua corrida. O espanhol explicou que um dano sofrido logo na primeira volta afetou os sensores de velocidade do carro, impedindo o funcionamento correto do limitador de velocidade no pit lane.

O piloto da Williams largou da 12ª posição, mas teve contato com Liam Lawson na curva 1, o que causou danos à roda e ao sistema eletrônico. A falha levou Sainz a ultrapassar o limite de velocidade em ambas as passagens pelos boxes, primeiro por 0,2 km/h, o que resultou em cinco segundos de penalidade, e depois por 9,8 km/h, punição que gerou um drive-through.

“Foi uma corrida cheia de problemas, provavelmente comprometida pelo contato na largada”, disse Sainz. “Acho que estávamos três ou quatro carros lado a lado na curva 1, como sempre acontece no México. Danifiquei a roda, o que afetou o primeiro jogo de pneus, o sensor da roda e, consequentemente, o limitador de velocidade nos boxes deixou de funcionar.”

Carlos Sainz (ESP) Atlassian Williams Racing in Sprint qualifying parc ferme.
Foto: XPB Images

Apesar da primeira penalidade, Sainz ainda acreditava que poderia pontuar. No entanto, o mesmo problema se repetiu na segunda parada, selando o destino d sua corrida: “Mesmo com a punição de cinco segundos no primeiro pit stop, ainda estávamos na briga por pontos. Mas tivemos de parar de novo, o limitador voltou a falhar e o dia se tornou muito difícil”, acrescentou.

Sainz acabou abandonando a prova nas voltas finais, embora tenha sido classificado em P17 por ter completado 90% da distância total. O espanhol destacou que, sem o problema, o resultado poderia ter sido bem diferente: “Uma pena, porque eu estava realmente rápido. Mesmo com a estratégia comprometida, pneus ruins e o carro danificado, tínhamos ritmo. Mas foram problemas demais”, completou piloto espanhol.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.