Carlos Sainz afirmou que Max Verstappen não é o piloto mais rápido em volta única na Fórmula 1 em 2025. Para o espanhol, Charles Leclerc e Lando Norris, têm vantagem em ritmo de classificação, embora reconheça que o holandês da Red Bull Racing seja mais forte em ritmo de corrida.
“Os mais rápidos em corrida ou em volta única? Em volta única, Charles. Seria entre Charles e Lando. Em corrida, Max”, disse Sainz em entrevista ao programa El Partidazo de COPE.
Sainz, que já dividiu equipe com todos os três nomes que citou, destacou a importância do contexto em cada comparação. Sobre quem se sairia melhor se estivessem no mesmo carro, Sainz ponderou: “Depende do carro em que estivermos, porque se for um Red Bull, parece claro que a resposta seria Max. Se fosse um Mercedes, acho que George (Russell) está pilotando muito bem e seria muito difícil chegar em um Mercedes e superá-lo. Se fosse um Williams, eu diria a mesma coisa sobre Alex (Albon) e eu. Tudo depende do carro”, acrescentou.

O piloto espanhol iniciou sua trajetória na F1 como companheiro de Verstappen na Toro Rosso (atual Racing Bulls) em 2015, quando conseguiu superá-lo em várias sessões de classificação, mas viu o holandês se destacar em ritmo de corrida e ser promovido à Red Bull no ano seguinte. Já na McLaren, em 2019 e 2020, foi equilibrado com Norris nas sessões de sábado, mas levou a melhor em consistência aos domingos. Na Ferrari, seu duelo com Leclerc mostrou a força do monegasco em sessões de classificação, embora Sainz tenha terminado à frente na pontuação em seu primeiro ano na equipe.
Para Sainz, a discussão sobre o piloto mais rápido não pode ser separada do fator carro e da adaptação de cada um ao ambiente da equipe.
