F1: Saiba como foi Bortoleto no primeiro treino do GP do Japão

Gabriel Bortoleto segue seu ano de estreia na Fórmula 1 em 2025. Na noite desta quinta-feira (2), já manhã de sexta no Japão, o titular da Sauber terminou o primeiro treino livre na 20ª colocação.

Para a primeira sessão do final de semana em Suzuka, o sol brilhava no céu e a temperatura estava baixa, com o termômetro indicando 13ºC enquanto o asfalto, que havia sido trocado em alguns pontos do traçado, anotando 33ºC.

Então, quando as luzes verdes se acenderam e o pitlane foi aberto, os pilotos, com Bortoleto incluso, não demoraram para ir para a pista. Como de costume, os primeiros giros eram para reconhecimento e aquecimento de pneu – Gabriel usava os duros no momento.

Pouco mais de dez minutos rodados na pista japonesa, o brasileiro da F1 estava na 13ª colocação com o tempo de 1min31s594. Nico Hülkenberg, seu companheiro, ainda não havia saído dos boxes – o alemão levava atualizações no carro, no assoalho e asa traseira, para que houvesse depois uma comparação entre os dois.

Com 35 minutos restando no relógio, Bortoleto já havia completado sete voltas com o mesmo jogo de pneu. Sem melhorar seu tempo, despencou para 18º, à frente de Hülkenberg e Esteban Ocon e a 2s418 de George Russell, o mais rápido do momento.

Então, com 1min30s433, agora calçando o composto macio, Gabriel conseguiu saltar para 14º, mas logo caiu para 15º. Enquanto isso, Nico estava em 20º parado nos boxes e a 1s2 do brasileiro.

Já na reta final da sessão, sobrando apenas mais 15 minutos no relógio, Hülkenberg era 17º e Bortoleto, 18º. O ensaio até o momento não havia tido nenhuma maior intercorrência, com apenas alguns pilotos como Alexander Albon e Lando Norris, escapando da pista, mas logo retomando.

Bandeira quadriculada e Bortoleto encerrou o TL1 do GP do Japão da Fórmula 1 na 20ª colocação com o tempo de 1min30s147 com 26 voltas totais – foi superado pela dupla da Haas nos segundos finais. O brasileiro ficou três posições atrás do companheiro a apenas 0s124 e a 1s598 de Norris, o mais rápido da sessão.

O segundo treino livre em Suzuka acontece na madrugada desta sexta-feira, 4 de abril, às 3h no horário de Brasília.

🎥 Vídeos mais recente