Gabriel Bortoleto não conseguiu concluir sua primeira corrida na Fórmula 1. No GP da Austrália disputado neste domingo (16), já próximo das voltas finais, quando a chuva atingiu Melbourne, o piloto se envolveu em uma colisão, bateu com a Sauber e abandonou.
Antes mesmo de a largada ser autorizada, Isack Hadjar se envolveu em um acidente e bateu na volta de apresentação. Por conta do acidente, o início da disputa precisou ser abortada, atrasada até 15h15 no horário local e os pilotos precisaram mais uma vez fazer o alinhamento no grid.
Então, luzes apagadas e saída autorizada no Albert Park, com Gabriel fazendo um começo limpo e sem problemas. Mas a bandeira verde pouco durou em Melbourne, pois foi a vez de Jack Doohan bater e provocar a saída de um safety-car, com Carlos Sainz também abandonando na sequência por batida.
A corrida foi retomada na sétima volta e Bortoleto, apesar dos abandonos de dois pilotos à sua frente, aparecia na 14ª colocação por ter perdido posições para Kimi Antonelli e Nico Hülkenberg. E com 13 voltas completadas, estava a 2s4 do italiano da Mercedes, o 13º.
Com 23 das 57 voltas já completadas, Gabriel se mantinha na 14ª colocação. E apesar de Liam Lawson tentar se aproximar do brasileiro, o piloto do carro #5 vinha tirando tempo em relação ao seu colega alemão, 13º, e havia virado 0s5 mais rápido no giro anterior.
Então, com metade da prova já completada no GP da Austrália da F1, um novo carro de segurança se fez necessário, dessa vez por uma forte batida de Fernando Alonso. Nesse ponto, Bortoleto estava a pouco mais de 4s de Hülkenberg e, consequente, acabou ganhando uma posição e foi para 13º – o brasileiro foi chamado para os boxes e calçou os pneus médios.
No replay das paradas, então, a transmissão mostrou um momento de susto entre o brasileiro da Sauber e Liam Lawson. Quando o neozelandês entrou no pitlane, a equipe suíça liberou Gabriel e os pilotos quase colidiram, mas evitaram o incidente.
A prova foi recomeçada na volta 42 e não demorou para que Lawson conseguisse deixar o brasileiro para trás. E não apenas isso, a direção de prova considerou a Sauber culpada pelo incidente no momento da parada e deu 5s de penalização a Bortoleto.
Então, a previsão se cumpriu: uma forte começou a cair na prova. Isso provocou uma série de escapadas, inclusive dos ponteiros Norris e Piastri, e fez os competidores irem em massa aos boxes para fazer a troca de pneus para condições molhadas, até mesmo de Gabriel.
E tudo aconteceu ao mesmo tempo: o carro de segurança se fez necessário mais uma vez por conta de uma batida de Lawson e do brasileiro, que perdeu o controle do carro e bateu de um lado da pista, atravessou o traçado e parou do outro lado.
Com isso, Bortoleto não conseguiu terminar sua primeira corrida da Fórmula 1, se juntando a Hadjar, Doohan, Sainz, Alonso e Lawson, que também haviam abandonado na volta 49.