F1: Russell explica tentativa de ultrapassagem em Verstappen na Sprint em Austin

George Russell não se arrependeu de arriscar uma ultrapassagem sobre Max Verstappen durante a Sprint do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1 2025, realizada neste sábado (18) no Circuito das Américas. O piloto da Mercedes viu uma rara oportunidade na volta 8 e mergulhou por dentro na curva 12, mas acabou sem sucesso. Ainda assim, cruzou a linha de chegada em segundo lugar e garantiu pontos importantes para o campeonato.

Russell largou em quinto no grid e tinha como objetivo inicial ultrapassar Nico Hülkenberg, da Sauber, sem grandes expectativas de alcançar os dois carros da McLaren à frente. No entanto, o cenário mudou logo na primeira curva, quando Hülkenberg tocou Oscar Piastri, que acabou sendo lançado contra Lando Norris. O incidente tirou os três da prova e elevou Russell para a segunda colocação.

Com Verstappen liderando, o britânico se manteve próximo nas primeiras voltas após a intervenção do Safety Car e aproveitou o momento em que o holandês parecia ter dificuldades de aderência. “Fiquei fora dos problemas na curva 1 e lutei forte nessas primeiras voltas depois do Safety Car para tentar passar o Max”, explicou Russell. “Tive meia chance. Sabia que provavelmente seria a última oportunidade. Então mandei ver. Só não consegui fazer a curva. Mas terminei em segundo.”

A manobra aconteceu na curva 12, com Russell mergulhando por dentro. Ambos foram forçados a espalhar na saída, mas sem contato. Verstappen manteve a liderança e controlou a corrida até a bandeirada.

Após a Sprint, Russell admitiu que, se os carros da McLaren não tivessem abandonado logo na largada, provavelmente não terminaria no top-3. “Acho que foi parecido com o que o Max disse. Foi bom, foi ok. Mas se os McLaren estivessem lá, provavelmente teriam terminado à nossa frente”, avaliou.

O britânico explicou que a decisão de atacar Verstappen naquele momento foi estratégica, já que sabia que a degradação dos pneus dificultaria novas investidas nas voltas finais. “Vi que o Max estava sofrendo um pouco e estava dando absolutamente tudo. Sabia que iria degradar um pouco mais. Quando você está na liderança, consegue gerenciar melhor os pneus”, afirmou.

“Ele teve uma pequena escorregada na curva anterior, então pensei ‘essa é minha chance’. Tinha um bom vento contra naquela curva, achei que daria para fazer. Mas estava muito longe”, completou Russell.

Mesmo sem conseguir concluir a ultrapassagem, o britânico deixou claro que não se arrepende da tentativa: “Estou feliz por ter tentado, em vez de simplesmente ficar ali atrás e terminar no mesmo lugar.”

Russell foi o segundo colocado na Sprint, atrás de Verstappen e à frente de Fernando Alonso. A classificação para a corrida do GP dos Estados Unidos acontece ainda neste sábado (18), às 18h00, enquanto a corrida principal será disputada no domingo (19), às 16h00 (horário de Brasília). O F1MANIA.NET acompanha tudo em tempo real em texto. O F1 TV Pro transmite todas as sessões com imagens, o Bandsports exibe todas as atividades exceto a corrida, e a Band transmite a classificação e a corrida ao vivo.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.