F1: Russell é premiado com o Troféu Lorenzo Bandini 2024

O piloto britânico George Russell foi anunciado como o vencedor do Troféu Lorenzo Bandini 2024, seguindo os passos do compatriota Lando Norris, que conquistou o prêmio em 2023.

Diferente de outros prêmios do automobilismo, o Bandini não é necessariamente concedido baseado nos resultados de uma temporada. Ele reconhece ‘desempenho meritório’ no esporte, e a atuação de Russell pela Mercedes lhe rendeu a honraria.

Criado em memória do piloto italiano Lorenzo Bandini, que faleceu em 1967 após um acidente no GP de Mônaco, o prêmio é uma réplica de cerâmica da Ferrari 312 pilotada por Bandini, identificada pelo número 18. A escolha do vencedor fica a cargo de um júri formado por doze jornalistas e ex-integrantes de equipes da Fórmula 1.

A conquista de Russell coincide com a comemoração pela Mercedes do centenário de sua vitória na Targa Florio de 1924. A lendária corrida em estradas públicas da Sicília foi encerrada em 1977 por questões de segurança, mas ainda integra o calendário do Campeonato Italiano de Rally.

Nomes consagrados da Fórmula 1 como Lewis Hamilton, Michael Schumacher, Nico Rosberg, Max Verstappen, Kimi Raikkonen, Fernando Alonso, Jenson Button e Jacques Villeneuve, já foram agraciados com o Troféu Bandini. As equipes Mercedes e Ferrari também constam na lista de vencedores.