F1: Ricciardo penalizado e Hulkenberg escapa após incidente em Xangai

Daniel Ricciardo recebeu uma penalidade de três posições no grid de largada para o GP de Miami de Fórmula 1, após ser considerado culpado de uma infração sob safety car no GP da China.

O australiano foi convocado pelos comissários depois da corrida em Xangai, por supostamente ter ultrapassado Nico Hulkenberg durante a neutralização.

A corrida de Ricciardo terminou poucas voltas depois devido a um toque com Lance Stroll na curva 14 (hairpin), durante a primeira das duas relargadas. Hulkenberg então assumiu a posição de Ricciardo, que a retomou na relargada seguinte, antes que outro safety car fosse acionado para remover detritos e o carro danificado de Yuki Tsunoda.

Os comissários esclareceram que a ultrapassagem de Hulkenberg antes da linha de safety car foi permitida devido ao acidente. No entanto, a manobra de Ricciardo para recuperar a posição foi considerada irregular.

Um comunicado dos comissários diz: “O piloto do carro 3 (Ricciardo) admitiu que ultrapassou o carro 27 (Hulkenberg) deliberadamente, mas afirmou que achou que podia fazer isso porque o carro 27 o havia ultrapassado sob safety car na volta 28. Observamos que o carro 27 teve permissão para ultrapassar o carro 3 na volta 28 de acordo com o Artigo 55.8. Não havia base justificável para o carro 3 ultrapassar o carro 27 enquanto a corrida estava sob safety car. Por isso, aplicamos uma penalidade de dez segundos ao carro 3. Como o carro 3 não pôde cumprir a penalidade devido ao abandono da corrida, aplicamos uma penalidade de três posições no grid ao carro 3 para a próxima corrida da qual o piloto participar”, encerra o comunicado.

A penalidade de Ricciardo será aplicada no grid de largada do GP, e não na corrida Sprint em Miami.

Com relação à Hulkenberg, o artigo do regulamento esportivo que o inocentou, é o Artigo 55.8, que diz: “Com exceção dos casos listados sob a) a h) abaixo, nenhum piloto pode ultrapassar outro carro na pista, incluindo o safety car, até que ele passe pela Linha (ver Artigo 5.3) pela primeira vez, depois que o safety car retornar aos boxes. As exceções são: h) Se algum carro reduzir a velocidade com um problema óbvio”.