Daniel Ricciardo tem o futuro incerto na Fórmula 1. Com o desejo de ser promovido a Red Bull e, ao mesmo tempo, podendo perder sua vaga na VCARB para Liam Lawson, o australiano revelou estar motivado para inspirar a nova geração de pilotos.
Lawson está sendo cotado para substituir Ricciardo na RB a partir do próximo ano, ou até antes do fim desta temporada. Helmut Marko já afirmou que os acionistas da Red Bull estão ansiosos para ver jovens pilotos ocupando os dois assentos da equipe secundária da RBR, e o conselheiro da equipe austríaca também disse recentemente que Lawson “estará em um dos nossos carros no próximo ano”.
A line-up da VCARB ainda não está completa, com a equipe tendo apenas confirmado Yuki Tsunoda, a vaga de Ricciardo corre perigo. Marko confirmou que a decisão sobre a segunda vaga da VCARB será divulgada em breve, entre os GPs de Singapura e dos Estados Unidos.
Ricciardo tem enfrentado dificuldades desde seu retorno à F1 em 2023, marcando pontos apenas quatro vezes em 25 corridas. O australiano de 35 anos afirmou recentemente que está focado em permanecer na Red Bull para 2025 e não pretende buscar uma vaga em outras equipes.
O vencedor de oito corridas disse que não quer “se mover muito”, pois chegou em uma fase que está mais interessado em influenciar e motivar a nova geração de pilotos.
“Quando eu era criança, tinha o sonho de ser piloto de Fórmula 1, mas não achava que isso iria acontecer. Ninguém havia conseguido isso vindo do Oeste da Austrália, do meu estado. No início da temporada, não estava alcançando meus objetivos ou meu potencial, mas consegui começar a reverter isso”.
“Temos uma equipe bastante nova e, com isso, vêm novas metas e oportunidades. Para mim, é claro que é contribuir e ajudar a equipe. Eu diria que, neste momento, estou provavelmente buscando mais estabilidade e tentando definir algo para esses últimos anos da minha carreira. Eu não quero me mover muito mais agora!”
“Algo que percebo à medida que envelheço é que tenho essa plataforma ou habilidade, talvez, para inspirar alguém que era como eu há cinco, seis, dez anos. Eu adoraria dar a uma criança algo para almejar”.
“Se tudo acabasse hoje, eu ficaria orgulhoso do que fiz, mas, ao mesmo tempo, nunca estou totalmente satisfeito porque a razão pela qual entrei na Fórmula 1 foi para tentar me tornar Campeão Mundial. Isso é algo que vou continuar tentando alcançar até o dia da minha aposentadoria.”
Segundo rumores, a Red Bull quer trocar Ricciardo ainda nesta temporada, mas, questionado sobre a sua permanência da equipe até o final do ano, Ricciardo disse: “Sim. Quero dizer, eu digo sim. [Mas] já estou há tempo suficiente nisso para saber, quem sabe?”
Caso Ricciardo seja substituído por Lawson, não é certo que o australiano garanta uma vaga na equipe principal, ao lado de Max Verstappen. Sergio Pérez tem tido uma temporada desafiadora, e, apesar de ter um contrato assinado, não está garantido que ele irá permanecer na Red Bull para o próximo ano, podendo ser a chance que Ricciardo esperava.