F1: Ricciardo empolgado com nova fase na AlphaTauri

Trajetória compartilhada: Ricciardo encontra novas perspectivas na AlphaTauri

Daniel Ricciardo demonstra grande entusiasmo ao embarcar na próxima fase de sua carreira na Fórmula 1, graças à “trajetória compartilhada” entre sua volta ao esporte e o desenvolvimento da equipe AlphaTauri. O piloto australiano, que deixou a McLaren no final de 2022, substituiu Nyck de Vries na AlphaTauri durante esta temporada, marcando seu retorno em tempo integral à F1.

Aos 34 anos, Ricciardo permanecerá na equipe ao lado de Yuki Tsunoda, que estará em sua quarta temporada na F1. Isso representa uma mudança na estratégia da AlphaTauri, que deixa de ser exclusivamente um espaço para o desenvolvimento de pilotos júnior da Red Bull.

A Red Bull confirmou, no início deste ano, que a equipe não seria vendida e, em vez disso, se beneficiaria de uma colaboração técnica mais estreita com a empresa-mãe. A AlphaTauri, baseada em Faenza, passará por uma reformulação de marca antes da próxima temporada sob uma nova estrutura de liderança, incluindo o chefe de equipe Laurent Mekies e o CEO Peter Bayer.

Com a AlphaTauri subindo do fundo do Campeonato de Construtores para a oitava posição nas rodadas finais, Ricciardo está otimista com o que pode ser possível para a equipe em 2024. “Acho que encontramos algumas coisas no carro conforme a temporada avançava”, disse ele. “Trouxemos uma atualização aqui [para o Grande Prêmio de Abu Dhabi], acho que foi positiva.”

Ricciardo vê um grande valor na experiência que ele traz para a equipe e sente que a AlphaTauri está motivada e pronta para deixar de ser vista como uma equipe júnior. Com planos ambiciosos para o próximo ano, Ricciardo espera provar o potencial da equipe na pista e conquistar mais pontos, como fez nas últimas corridas.

O australiano reconhece o progresso significativo da AlphaTauri, apesar de não ter conseguido superar a Williams pelo sétimo lugar. Ele valoriza a dinâmica positiva entre ele e Tsunoda, e acredita que há muito que a equipe pode esperar com otimismo para o próximo ano.