F1: Rene Arnoux explica o motivo de Verstappen em 2023

Estabilidade do RB19 da Red Bull é chave para o sucesso de Verstappen, segundo o ex-vencedor de corridas de F1

O ex-piloto de Fórmula 1 e vencedor de corridas, Rene Arnoux, detalhou como a estabilidade do carro RB19 da Red Bull foi o principal fator por trás do domínio de Max Verstappen em 2023. De acordo com Taylor Powling, a equipe de Milton-Keynes triunfou em 21 das 22 corridas da temporada, com Verstappen conquistando 19 dessas vitórias e ajudando a Red Bull a garantir o título de Construtores com várias corridas de antecedência. Verstappen também garantiu seu terceiro título consecutivo de Pilotos.

Arnoux elogiou a habilidade de Verstappen, destacando sua capacidade de executar entradas de direção limpas, enquanto outros pilotos lutavam com seus carros. “Max é um piloto fabuloso”, ele disse à La Gazzetta dello Sport. “Observe as imagens da câmera on-board. Max freia, vira, mantém o volante estável e traça uma linha limpa na curva. Os outros pilotos precisam fazer correções constantes no volante.”

Arnoux também apontou para a equipe Ferrari, observando como falhou em fornecer um carro capaz de desafiar a Red Bull nas corridas. Charles Leclerc, que ficou em segundo lugar em 2022, ficou insatisfeito com o comportamento do problemático SF-23 da Ferrari até que uma atualização no final da temporada aliviasse suas preocupações. Arnoux acredita que Leclerc, superior ao seu companheiro de equipe Carlos Sainz, estaria no mesmo nível que o campeão mundial com um pacote mais forte.

Ferrari e Mercedes planejam lançar conceitos revisados de carros para a próxima temporada, visando recuperar-se de temporadas desafiadoras e diminuir a distância para a Red Bull. No entanto, Arnoux advertiu que Verstappen será difícil de superar se a equipe austríaca mantiver uma vantagem semelhante com a criação do RB20.