O início da temporada 2025 da Fórmula 1 já bate na porta com o GP da Austrália neste final de semana. E não apenas abertura do calendário, Melbourne também vai servir de palco para a estreia de Gabriel Bortoleto como piloto titular da Sauber.
O competidor se torna o primeiro brasileiro a ser regular no pelotão desde a saída de Felipe Massa ao final de 2018. E também, ao assinar com o time, Gabriel se torna o terceiro representante do Brasil a fazer sua estreia na principal categoria do automobilismo pelo time suíço.
Na temporada de 2002, há 23 anos, Massa fazia sua chegada à Fórmula 1 pela Sauber. A primeira corrida daquele ano também foi na Austrália e após ter se classificado na nona colocação, o piloto não conseguiu cruzar a linha de chegada – o abandono foi causado por uma colisão na largada (naquela prova, apenas oito pilotos terminaram).
Em seu ano de estreia, o piloto pontuou em três de 17 etapas e terminou na 13ª colocação. Sua passagem pela equipe durou até 2005, totalizando 27 pontos e tendo duas quartas colocações como melhores resultados.
Então, 13 anos mais tarde, em 2015, chegou a vez de Felipe Nasr fazer sua estreia na F1 com a Sauber. Mais uma vez a prova foi na Austrália e após largar em 11º, cruzou a linha de chegada em quinto mesmo se envolvendo em um incidente no início, e ainda teve o melhor resultado de um brasileiro em seu début na categoria.
Nasr ficou dois anos defendendo o time e após terminar o ano de estreia em 13º com 27 pontos, teve um campeonato mais desafiador em 2016 e foi quem conseguiu os dois únicos tentos da equipe com a nona colocação no GP do Brasil e em frente à torcida caseira.
Agora, Bortoleto também encara em Melbourne sua estreia pela F1 e igualmente com a Sauber. O GP da Austrália acontece neste final de semana com a classificação no sábado, 15, às 2h, e a largada programada para domingo, 16, à 1h.
O F1MANIA.NET acompanha o GP da Austrália ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.