Oscar Piastri pode ficar de fora da primeira sessão de treinos livres do GP de Abu Dhabi, última etapa do calendário 2025 e que pode ser palco da grande decisão do título de pilotos da Fórmula 1. O australiano deve sofrer as consequências das decisões da McLaren sobre a regra obrigatória de treinos para jovens pilotos.
De acordo com o regulamento, cada equipe deve ceder duas sessões de treinos livres a novatos durante a temporada. Piastri ainda precisa cumprir sua segunda ausência obrigatória, mas as opções são limitadas. No Brasil e no Catar, há apenas um treino antes da classificação da Sprint, o que inviabiliza a substituição.

No GP do México, que acontece neste fim de semana, a McLaren já confirmou que Lando Norris cederá seu lugar no TL1 ao piloto da IndyCar, Pato O’Ward. Assim, sobram apenas os GPs de Las Vegas e Abu Dhabi para que Piastri cumpra a exigência. Nesse cenário, é mais provável que o australiano perca o treino livre em Abu Dhabi, já que a pista norte-americana exige maior tempo de adaptação.
Piastri lidera atualmente o campeonato com 14 pontos de vantagem sobre Lando Norris e 40 sobre Max Verstappen. Restam 141 pontos em disputa nas cinco corridas finais do ano, duas delas em formato Sprint.
