A sessão qualificatória da RB para o GP do Azerbaijão foi de resultados variados. Daniel Ricciardo foi eliminado no final do Q1, em P16, enquanto Yuki Tsunoda foi para o Q2 e terminou em P12.
O piloto japonês afirmou que o desempenho do carro estava melhor do que o esperado, mas destacou que a gestão dos pneus será complicada na corrida de domingo. Tsunoda também elogiou o novo assoalho do carro, que teve uma performance positiva para ele.
Daniel Ricciardo ficou decepcionado após ter sido eliminado no Q1, mas surpreso com a competitividade do grid. No entanto, o australiano permanece otimista, afirmando que o circuito de Baku é favorável para ultrapassagens. Confira as reações dos pilotos e da equipe após a qualificação.
Yuki Tsunoda:
“É frustrante sair no Q2. Não era o que esperávamos em termos de desempenho. Faltou ritmo e foi bem difícil de dirigir, mas demos o nosso máximo. A degradação dos pneus parece estar mais complicada do que o normal em comparação com os anos anteriores, então parece que a gestão dos pneus será fundamental amanhã”.
“O novo assoalho definitivamente está funcionando aqui em comparação com Monza, a sensação é completamente diferente; a equipe fez um ótimo trabalho ao analisar os dados”.
“Outras pistas podem ser uma história diferente, mas as próximas pistas serão semelhantes a esta, então estou animado com isso. Vamos continuar explorando o desempenho, mas vamos manter a calma e fazer o que pudermos amanhã.”
Daniel Ricciardo:
“A classificação foi acirrada hoje. Entrei um pouco profundo na curva quatro, o que comprometeu minha saída, então deixei algum tempo na mesa ali. Fora isso, a volta não parecia tão ruim e fiquei surpreso por termos sido eliminados no Q1. Estava muito apertado em uma volta entre todos, o que é incomum para uma volta tão longa em um circuito de rua”.
“Qualquer saída no Q1 é frustrante, mas são margens muito pequenas por aqui. No entanto, é possível ultrapassar neste circuito. Mesmo assistindo à corrida de F2 hoje, vimos algumas oportunidades, então isso nos traz otimismo. Vamos tentar melhorar para amanhã, é uma corrida onde você pode fazer acontecer.”
Jody Egginton, Diretor Técnico:
“A competitividade da batalha no meio do pelotão e a importância de fazer voltas limpas neste circuito tecnicamente desafiador foram, mais uma vez, bem demonstradas na classificação de hoje. Yuki conseguiu extrair um bom nível de desempenho do carro, mas não conseguiu entrar no Q3 hoje. Daniel teve um pouco mais de dificuldade”.
“Olhando para o quadro geral, mais testes com o assoalho introduzido em Monza confirmaram que seu desempenho está de acordo com as expectativas, o que nos dá confiança”.
“No entanto, a importância das próximas atualizações aerodinâmicas planejadas permanece inalterada, pois estamos em uma luta muito apertada no meio do pelotão, onde pequenas melhorias podem trazer grandes recompensas”.
“Esperamos uma batalha acirrada e não é incomum o Safety Car entrar em ação aqui, então estaremos prontos para tomar as decisões corretas para não ficarmos para trás.”