Oscar Piastri, piloto da McLaren, destacou que melhorar seu desempenho nas sessões de classificação será fundamental para se tornar um sério candidato ao título da Fórmula 1 em 2025. Após terminar em 4º lugar na temporada de 2024 com 292 pontos, duas vitórias e oito pódios, o australiano já planeja os ajustes necessários para dar o próximo passo em sua carreira.
Na etapa final da temporada em Abu Dhabi, Piastri enfrentou dificuldades, pois foi tocado por Max Verstappen logo na primeira curva e depois recebeu uma penalização de dez segundos por uma colisão com Franco Colapinto. Apesar de se recuperar e terminar em 10º, o resultado não foi satisfatório para o piloto de 23 anos.
Em entrevista após a corrida, Piastri avaliou seu ano e apontou as sessões de classificação como área em que precisa evoluir: “Sinto que dei bons passos nesta temporada, mas ainda há espaço para melhorar. Acho que deixei muitas posições na mesa durante as sessões de classificação. Isso dificultou as corridas para mim.”
Seu companheiro de equipe, Lando Norris, largou da primeira fila oito vezes em 2024, enquanto Piastri não conseguiu nenhuma pole. Essa diferença tem sido um ponto de atenção para o australiano: “Preciso buscar aqueles últimos centésimos, aqueles últimos décimos. Sinto que evoluí em quase todos os outros aspectos desde meu ano de estreia. Agora é questão de juntar tudo”, completou.
A disputa pelo título em 2025 promete ser acirrada. Além da rivalidade interna com Norris, Piastri deverá enfrentar nomes como Charles Leclerc, Max Verstappen, Lewis Hamilton e George Russell. Mesmo ciente dos desafios, Piastri está confiante de que os ajustes necessários podem colocá-lo na briga pelo campeonato.