Oscar Piastri, piloto da McLaren, se manifestou sobre a substituição de Logan Sargeant por Franco Colapinto na equipe Williams até o final da temporada 2024 da Fórmula 1. A mudança foi anunciada após o GP da Holanda. Piastri é um grande amigo de Sargeant, e o australiano demonstrou solidariedade ao ex-companheiro nas categorias de base e reconheceu o potencial que Sargeant não conseguiu demonstrar na Fórmula 1.
Piastri afirmou que entrou em contato com Sargeant logo após o anúncio da Williams, mostrando apoio em um momento delicado para o americano. “Enviei uma mensagem para ele ontem. Ele parecia bem, mas obviamente um pouco chateado. Não foi um momento fácil para ele na Fórmula 1. Foi muito mais difícil do que talvez eu esperasse que fosse para ele. Para mim, seu potencial era muito maior do que ele conseguiu mostrar na F1, por qualquer razão que seja,” disse Piastri.
A decisão da Williams de promover Franco Colapinto, atual piloto da Fórmula 2, para substituir Sargeant, foi considerada ousada por Piastri. “Não acho que a mudança tenha sido completamente inesperada. Mas sinceramente, é uma jogada bastante audaciosa colocar o Franco lá,” comentou o australiano, sugerindo que a Williams está disposta a arriscar com um novo talento nas últimas corridas do ano.
Piastri tem uma longa história de competição ao lado de Sargeant nas categorias de base, incluindo a Fórmula 3, e destacou o quanto ele reconhece a velocidade e o talento de seu amigo. “Eu sei, por experiência própria, sendo seu companheiro de equipe nas categorias juniores, competindo com ele praticamente em tudo, eu sei o quão rápido ele é”, afirmou o piloto da McLaren, lamentando que Sargeant não tenha conseguido demonstrar todo o seu potencial na Fórmula 1.
Apesar da troca, Piastri deixou claro que deseja o melhor para Sargeant. “Boa sorte para ele. É uma pena que, por qualquer motivo, ele não conseguiu mostrar tudo o que tem. Porque nas categorias de base, ele era realmente um dos caras mais rápidos contra quem já corri. Acho que seu potencial é muito maior do que algumas pessoas viram,” concluiu Piastri.
O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ todas as atividades do GP da Itália com o jornalista Rodrigo França.