F1: Piastri admite responsabilidade parcial por acidente com Norris na Sprint dos EUA

Oscar Piastri admitiu que tem “certa responsabilidade” pelo incidente entre os carros da McLaren na Sprint do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1, que resultou no abandono duplo da equipe em Austin. O australiano falou sobre o episódio nesta quinta-feira (23), em coletiva no Autódromo Hermanos Rodríguez, antes do GP do México 2025.

Na Sprint em Austin, Piastri foi tocado por Nico Hülkenberg por trás na curva 1, acabou atingindo Lando Norris e causou a eliminação de ambos ainda na primeira volta. Max Verstappen venceu tanto a Sprint quanto a corrida, reduzindo para 40 pontos a diferença para Piastri na liderança do campeonato — número bem menor que os 104 pontos que tinha após o GP da Holanda.

“Sim, já passamos por isso novamente”, disse Piastri. “Nós analisamos tudo, independentemente do que acontece no fim de semana. Acho que existe um grau de responsabilidade da minha parte na Sprint.”

O piloto da McLaren fez questão de destacar que o episódio ficou no passado e que o foco agora é total no GP do México. “Estamos começando este fim de semana com uma folha em branco para os dois, apenas saindo para correr e ver quem consegue sair por cima”, afirmou.

Oscar Piastri (AUS) McLaren.
Foto: XPB Images

O australiano ainda confirmou que as consequências pendentes do incidente com Norris em Singapura foram anuladas. “As consequências do lado do Lando foram removidas [de Singapura]”, completou.

Com a disputa pelo título ficando mais apertada e apenas cinco etapas restantes, a McLaren sabe que não pode mais se dar ao luxo de perder pontos preciosos por acidentes entre companheiros de equipe. A colisão na Sprint dos EUA e o contato na primeira volta em Singapura acenderam o alerta dentro do time.

Nos bastidores, a ordem é clara: evitar novos incidentes e maximizar os pontos para manter a disputa viva até o final da temporada. “Não estou preocupado. Só estou focado em mim mesmo”, declarou Piastri.

A Fórmula 1 disputa neste fim de semana o GP do México 2025 no Autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México. A corrida será no domingo, 26 de outubro, às 17h (horário de Brasília). O F1MANIA.NET fará tempo real em texto de todas as sessões, o F1 TV Pro transmite ao vivo com imagens todas as atividades, o Bandsports exibe todas as sessões exceto a corrida, e a Band transmite ao vivo a classificação e a corrida.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.