Oscar Piastri reconheceu que está sendo forçado a mudar seu estilo de pilotagem após um período difícil de resultados abaixo do esperado, que se estendeu até o GP do México de Fórmula 1 neste domingo. O piloto da McLaren, que vinha de uma sequência de corridas complicadas, se classificou apenas em oitavo lugar no grid de largada no Autódromo Hermanos Rodríguez, mais de 0,6 segundos atrás do companheiro de equipe Lando Norris, que conquistou a pole.
Durante a corrida, Piastri teve um início difícil, caindo para a nona posição logo na primeira volta, mas conseguiu se recuperar para terminar em quinto, superando Kimi Antonelli da Mercedes na fase de pit stops e realizando uma ultrapassagem agressiva sobre George Russell, também da Mercedes, na curva 1. No entanto, ele perdeu a liderança do campeonato para Norris, que venceu a corrida, com Piastri agora um ponto atrás do britânico, com quatro etapas restantes.
Refletindo sobre o difícil fim de semana, Piastri admitiu que precisa ajustar a forma como tem pilotado o carro: “Houve muita disputa na pista, sim. Senti que durante a corrida toda eu estava logo atrás de alguém. Estava lutando com o ar sujo, o que foi bem difícil. Para mim, o maior desafio é tentar aprender as coisas que eu quero aprender. Ontem, ficou claro depois da sessão de classificação, que há algumas coisas que preciso mudar de forma significativa em como estava pilotando”, disse ele.
Piastri explicou que sua principal missão no GP do México foi ‘limitar os danos’ e aprender com a experiência: “Se eu progredi com isso, então estarei feliz. Quando seu companheiro de equipe vence a corrida, terminar em quinto não é algo tão extraordinário“.

Após a vitória no GP da Holanda, Piastri estava 34 pontos à frente de Norris no campeonato, mas essa vantagem foi totalmente reduzida depois de uma sequência difícil de resultados. O australiano sofreu um acidente no GP do Azerbaijão e terminou em uma distante quinta posição nos Estados Unidos, bem atrás de Norris: “Tive que pilotar de maneira bem diferente nas últimas corridas. Não pilotei de forma diferente quando deveria, o que tem sido estranho de entender, porque estava pilotando exatamente da mesma forma que fiz o ano inteiro”, acrescentou.
Com essa mudança necessária, Piastri está tentando ajustar sua abordagem: “O carro ou os pneus exigiram um jeito de pilotar bem diferente, e eu simplesmente não fui bem para isso. Tentei algumas coisas para mudar um pouco hoje. Quando analisarmos se isso foi eficaz ou não, espero ver algum progresso”, encerrou o australiano.
