F1: Perez faz 34 anos e tem ano decisivo pela frente

Sergio Perez completa 34 anos nessa sexta-feira, enquanto um ano importante começa para o piloto da Red Bull Racing, onde precisará se afirmar ao lado de Max Verstappen. Acompanhe alguns destaques da longa carreira do mexicano na Fórmula 1.

Perez estreou na F1 em 2011 pela Sauber, atual Stake F1 Team. Apesar de uma primeira temporada difícil, conquistou três pódios em 2012, atraindo o interesse de equipes de ponta. Chegou à McLaren em 2013, mas enfrentou dificuldades. Encontrou então seu lugar na Force India (mais tarde Racing Point, e atual Aston Martin), onde correu por sete temporadas e conquistou sete pódios, incluindo sua primeira vitória.

No final de 2020, a carreira de Perez na F1 parecia destinada ao fim. Apesar de um contrato vigente, a Racing Point, que se transformaria em Aston Martin a partir de 2021, não tinha mais espaço para o mexicano, que precisou abrir caminho para Sebastian Vettel. Sua vitória em Sakhir acendeu o interesse da Red Bull, que buscava substituir Alexander Albon. Assim, Perez se tornou o novo companheiro de Max Verstappen em 2021.

Assim como em 2022, Perez iniciou a temporada 2023 com força, com vitórias na Arábia Saudita e Baku. No entanto, posteriormente, enfrentou dificuldades. As atualizações do RB19 não se adaptaram tão bem ao seu estilo de pilotagem, o que o prejudicou especialmente nas sessões de classificação. Seu sonho de superar Verstappen e se tornar campeão logo se desfez. Ainda assim, Perez conseguiu terminar a temporada em segundo lugar, o melhor resultado de sua carreira na Fórmula 1.

Para Perez, 2024 será o ano da verdade. Helmut Marko e Christian Horner, consultor e chefe da Red Bull, respectivamente, não esconderam que buscam outras opções para 2025. Cabe a Perez se provar em 2024 de forma que lhe seja oferecido um novo contrato para o lugar ao lado de Verstappen. Ricciardo já é frequentemente ligado a um possível retorno à Red Bull, enquanto Liam Lawson aguarda uma oportunidade na Visa Cash App RB, ex-AlphaTauri.