Aconteceu a primeira classificação da temporada 2025 da Fórmula 1. Neste sábado (15) em Melbourne, os pilotos foram para a pista para a definição do grid do GP da Austrália e com a marca de 1min15s096, Lando Norris foi quem conseguiu a pole-position para a etapa de abertura do campeonato.
Na primeira fase da sessão da última madrugada, assim que os boxes se abriram, a maior parte dos pilotos não demorou para deixar o pitlane. Após os primeiros instantes, Oliver Bearman mostrou não estar em seu melhor final de semana, pois lidou com um problema em sua caixa de câmbio e não poderia participar da tomada de tempos.
Esteban Ocon foi o primeiro a anotar uma volta rápida e se colocar no topo da tabela, mas com uma marca de 1min17s517, rapidamente foi retirado da posição. Tanto que George Russell, Fernando Alonso e Lando Norris chegaram a passar pelo primeiro posto, com o titular da McLaren se estabelecendo como o mais rápido com 1min16s003.
Até a bandeira quadriculada, o britânico baixou mais o tempo e fechou a primeira parte com 1min15s912, com George Russell e Max Verstappen completando o top-3. Gabriel Bortoleto conseguiu avançar ao Q2 em 15º e os pilotos cortados foram Kimi Antonelli, que errou e saiu na curva 6, Nico Hülkenberg, Liam Lawson, que também escapou na curva 10 e pegou grama na 13, Esteban Ocon e Bearman.
Quando foi liberada a segunda fase a tomada de tempos no Albert Park para a definição do primeiro grid do ano da F1, os pilotos não demoraram a deixar os boxes e após os primeiros minutos, Russell foi o mais rápido do momento, logo foi superado por Oscar Piastri, piloto da casa, que cravou 1min15s468 – Bortoleto era o 13º.
Até o encerramento da fase, alguns dos acontecimentos foram o brasileiro da Sauber pegar zebra na curva 4, mas conseguiu evitar um grande acidente, enquanto Lewis Hamilton rodou e provocou uma breve bandeira amarela, mas nada aconteceu. No encerramento, Norris, Piastri e Verstappen foram os três mais velozes, com Isack Hadjar, Fernando Alonso, Lance Stroll, Jack Doohan e Bortoleto ficando pelo caminho.
Os primeiros minutos da parte final foram movimentados com Norris tendo a volta deletada na volta 4 por limite de pista, com Leclerc, depois Russell e na sequência Verstappen se colocou em primeiro ao cravar 1min15s671 – George era apenas 0s024 mais lento que Max neste ponto.
No encerramento do Q3, Piastri chegou a fazer a festa da torcida caseira, mas foi Lando quem conseguiu a pole com 1min15s096, melhor tempo do final de semana. Primeira fila totalmente da McLaren, Verstappen em terceiro, e Yuki Tsunoda, quinto, foi a surpresa à frente das Ferrari com uma Racing Bulls.